Logo
Imprimir esta página

8 habilidades que todo profissional vai precisar

Diplomas perdem protagonismo nos processos seletivos em 2020

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e requer novas competências numa velocidade que as universidades nem sempre dão conta de atender. Mas não é só por isso que os diplomas vão perder o protagonismo no processo de seleção. Isso não significa, contudo, que os títulos serão dispensáveis. Mas que as visões se expandirão para além deles.

Publicação do Fórum Econômico Mundial 2019 – The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution – já aponta para esse caminho ao revelar que este ano haverá uma mudança de 35% das habilidades demandadas nas ocupações de trabalho. Na prática, destaca aquelas capacidades que serão essenciais a todos os profissionais que quiserem ser bem-sucedidos, independentemente da área.

E o que se vê agora são recrutadores atentos a habilidades que até pouco tempo podiam ser completamente negligenciadas quando se examinava currículos ou perfis do LinkedIn. “De hoje em diante, e cada vez mais, determinadas características serão cobiçadas dentro das organizações”, diz a CEO da HSD, Susana Falchi, consultora de Recursos Humanos. Ela destaca 8 competências que serão avaliadas no candidato ideal. São elas:

1.Capacidade de se comunicar

Transmitir ideias com desenvoltura é essencial, mas a coerência entre o discurso e a ação também contam pontos. Além disso, a objetividade, saber escutar e desenvolver pensamento crítico estão dentro das habilidades de um bom comunicador.

2.Capacidade de negociar

Relacionar-se com pessoas é uma constante negociação. Por isso, a habilidade da persuasão é essencial num bom profissional, além de ajudar na administração de conflitos. A conciliação de diferenças é demanda de qualquer área.

3. Capacidade de liderar

O carisma necessário para envolver e motivar as pessoas, bem como detectar e desenvolver potenciais da equipe, é uma capacidade que faz toda diferença. A liderança também envolve tomada de decisão e assertividade.

4. Conduta ética

Lealdade, transparência, confiabilidade e respeito às pessoas, além de inclinação para ajudar o outro são requisitos muito bem avaliados.

5. Abraçar uma causa

O envolvimento com o trabalho para além da remuneração é extremamente importante para desencadear um ciclo que envolve tomada de iniciativa, entusiasmo e vibração. É importante gostar do que se faz.

6. Inteligência emocional

Capacidade de trabalhar sob pressão, resistência à frustração, e maturidade para resolução de problemas complexos, são qualificações que pesam tanto quanto ou mais que as técnicas.

7. Ser flexível

Facilidade de se adaptar às mudanças e rever pontos de vista, abertura para receber críticas e ideias diferentes. Criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar ou agrupar as coisas de diferentes maneiras e buscar soluções inovadoras também fazem parte das verificações.

8. Criatividade

Muito ligada à flexibilidade, e sem a qual é impossível criar, é uma habilidade desejável para intuir e inovar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto