Brasil,

Do outro lado do mundo: jovens prodígios da UFRJ disputam título mundial no Japão

Agência online de viagens Hurb - Hotel Urbano patrocina a ida do grupo com passagens e hospedagem durante a competição

Você já ouviu falar da MinervaBots? São jovens prodígios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estão partindo para representar o Brasil em uma missão do outro lado do mundo. O grupo participa da principal competição internacional de robôs de sumô, o International Robot Sumo Tournment. O campeonato ocorrerá entre os dias 12 a 15 no ginásio Ryogoku Kokugikan, em Tóquio. Universidades de todo o mundo estarão presentes. Os jovens são responsáveis por pensar e programar robôs competitivos, que representam a universidade em ringues de batalhas de campeonatos nacionais e fora do país. Para driblar as dificuldades financeiras no caminho da equipe, a alternativa é conseguir patrocínios externos de empresas de tecnologias e concorrer aos editais da universidade. Foi assim que o caminho dos jovens cruzou com o de João Ricardo Mendes, um dos co-fundadores do Hurb – Hotel Urbano, agência online de viagens líder nacional.

Tudo começou com uma entrevista para uma vaga de emprego com um dos jovens que fazem parte da equipe e que chamou a atenção de João Ricardo. O bate papo não só rendeu a vaga ao candidato, como lançou luz em um grupo de jovens que ocupa uma salinha escondida no subsolo de um dos prédios do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para viabilizar a ida dos jovens para Tóquio, a agência online está custeando as passagens aéreas e despesas com hospedagem e alimentação do time durante a competição no Japão. O projeto foi tão bem recebido dentro da empresa, que o setor de Recursos Humanos teve uma ideia: promover aulas de Robótica exclusivas para os filhos dos funcionários. A proposta é estimular o raciocínio lógico, a criatividade e o desenvolvimento da habilidade para solução de problemas. As aulas eram oferecidas para filhos (a) ou sobrinhos (a) dos colaboradores com idades entre 7 e 12 anos e realizadas quinzenalmemte aso sábados.

A equipe da UFRJ obteve a classificação para o campeonato no Japão, após conquistar o segundo lugar na Winter Challenge, competição que engloba as categorias sumô três quilos autônomo e sumô três quilos radiocontrolado. O título garantiu à MinervaBots uma vaga para o robô Atena, que compete na categoria sumô três quilos autônomo. A MinervaBots nasceu em março de 2012, quando um grupo de seis alunos começou a usar dinheiro do próprio bolso e construiu um robô da categoria Lego para competir no "Winter Challenge", em junho do mesmo ano. Depois foram projetados os da categoria "Sumô", "Seguidor de Linha", "Combate" e, por último, o "Trekking". Nessa modalidade, os robôs são previamente programados por seus idealizadores e precisam encontrar três cones em ordem em um campo de futebol, depois, emitir um sinal luminoso para sinalizar o fim do desafio. O Hurb oferece diariamente mais de 400 mil opções de hotéis e pousadas espalhados por todo o mundo, sendo mais de 8 mil apenas no Brasil. Além disso, registra mais de 6 mil reservas ao dia, em 6.500 destinos mundo afora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS