Brasil,

Do outro lado do mundo: jovens prodígios da UFRJ disputam título mundial no Japão

Agência online de viagens Hurb - Hotel Urbano patrocina a ida do grupo com passagens e hospedagem durante a competição

Você já ouviu falar da MinervaBots? São jovens prodígios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estão partindo para representar o Brasil em uma missão do outro lado do mundo. O grupo participa da principal competição internacional de robôs de sumô, o International Robot Sumo Tournment. O campeonato ocorrerá entre os dias 12 a 15 de dezembro no ginásio Ryogoku Kokugikan, em Tóquio. Universidades de todo o mundo estarão presentes. Os jovens são responsáveis por pensar e programar robôs competitivos, que representam a instituição em ringues de campeonatos nacionais e fora do país. Para driblar as dificuldades financeiras no caminho da equipe, a alternativa é conseguir patrocínios externos de empresas de tecnologias e concorrer aos editais da universidade. Foi assim que o caminho dos jovens cruzou com o de João Ricardo Mendes, um dos co-fundadores do Hurb – Hotel Urbano, agência online de viagens líder nacional.

Tudo começou com uma entrevista para uma vaga de emprego com um dos integrantes da equipe e que chamou a atenção de João Ricardo. O bate papo não só rendeu a vaga ao candidato, como lançou luz em um grupo de jovens que ocupa uma salinha escondida no subsolo de um dos prédios do Centro de Tecnologia da UFRJ. Para viabilizar a ida do grupo para Tóquio, a agência online está custeando as passagens aéreas e despesas com hospedagem e alimentação do time durante a competição no Japão. O projeto foi tão bem recebido dentro da empresa, que o setor de Recursos Humanos teve uma ideia: promover aulas de Robótica exclusivas para os filhos dos funcionários. A proposta é estimular o raciocínio lógico, a criatividade e o desenvolvimento da habilidade para solução de problemas. As aulas são oferecidas para filhos (a) ou sobrinhos (a) dos colaboradores, com idades entre 7 e 12 anos e são realizadas quinzenalmemte aos sábados.

Trajetória de conquistas

A equipe da UFRJ obteve a classificação para o campeonato no Japão, após conquistar o segundo lugar na Winter Challenge, competição que engloba as categorias sumô três quilos autônomo e sumô três quilos radiocontrolado. O título garantiu à MinervaBots uma vaga para o robô Atena, que compete na categoria sumô três quilos autônomo. A MinervaBots nasceu em março de 2012, quando um grupo de seis alunos começou a usar dinheiro do próprio bolso e construiu um robô da categoria Lego para competir no "Winter Challenge" em junho do mesmo ano. Depois foram projetados os da categoria "Sumô", "Seguidor de Linha", "Combate" e, por último, o "Trekking". Nessa modalidade, os robôs são previamente programados por seus idealizadores e precisam encontrar três cones em ordem em um campo de futebol, depois, emitir um sinal luminoso para sinalizar o fim do desafio.

O Hurb oferece diariamente mais de 400 mil opções de hotéis e pousadas espalhados por todo o mundo, sendo mais de 8 mil apenas no Brasil. Além disso, registra mais de 6 mil reservas ao dia, em 6.500 destinos mundo afora.

SOBRE O HURB

Sempre tendo por princípio oferecer a melhor experiência não apenas de compra online, mas de viagem, aos seus clientes, o Hurb nasceu em janeiro de 2011. Com a missão de inspirar e transformar vidas por meio de viagens, a agência online de viagens já gerou milhares de empregos diretos e indiretos, fomentou novos destinos e auxiliou no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores. Durante os últimos anos, o Hurb vendeu milhões de diárias para viajantes de todo o Brasil. Nos próximos anos, planeja vender algumas dezenas de milhões de diárias para viajantes não apenas brasileiros.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::