Brasil,

Meu filho repetiu de ano, e agora?

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Saiba como lidar e o que fazer caso isso aconteça

A notícia de uma reprovação escolar decepciona e pode desestruturar tanto pais, como os próprios alunos. Porém, ela pode ser mais comum do que se imagina. Segundo a Unicef, em uma pesquisa divulgada recentemente, cerca de 3,5 milhões de alunos reprovaram ou abandonam a escola em 2018. Mas o que fazer quando isso acontece dentro da sua própria casa, com seus filhos?

Segundo a pedagoga Marizane Piergentile, diretora da Rede Adventista da região do ABC e Baixada Santista, saber como reagir e analisar friamente a situação pode fazer toda a diferença para o desempenho acadêmico do seu filho no próximo ano letivo. ”É muito importante lembrar que uma reprovação não vem do dia para a noite, esse é um resultado final de atividades realizadas durante o ano todo”, esclarece. E o que pode ter levado a ele?

Para a pedagoga os motivos de uma reprovação podem ser inúmeros. “Os pais devem apurar se realmente houve um esforço por parte do aluno, que mesmo assim não conseguiu um bom resultado”, diz. Nesse caso, a reprovação é sinal de que há uma incompatibilidade entre escola e aluno, a sugestão é mudar a instituição. Se a razão for falta de dedicação, os pais precisam mostrar aos filhos que é necessário arcar com essa decisão.

“No caso de falta de empenho, a família não deve tentar reverter a reprovação. O fato de fazer com que o aluno encare de frente a consequência de suas ações fará diferença na educação e no amadurecimento dele”, afirma Marizane.

Além disso, buscar um terceiro culpado ou isentar o aluno de sua responsabilidade não é uma opção. ”A situação de repetência é crítica e em sua maioria irreversível, não fique remoendo o que aconteceu no passado ou onde poderia ser diferente. Encare o problema de frente e encoraje o seu filho a fazer o mesmo”, finaliza.

Seja mudando de escola, procurar uma professora particular ou apenas lidando com a irresponsabilidade, converse com o seu filho e resolva qualquer desentendimento antes do início do novo ano letivo.

Colégio Adventista
Unidade Santo André I
Avenida dos Andradas, 367, Vila Assunção – Santo André – SP
Telefone: (11) 4468-5800 - https://santoandre.educacaoadventista.org.br/

Unidade Santo André II
Rua Teófilo Otoni, 20, Jardim Utinga, Santo André- SP
Telefone: (11) 4463-9800 - https://utinga.educacaoadventista.org.br/

Unidade São Bernardo
Rua Dois de Outubro, 33 – Pq. Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo – SP
Telefone: (11) 4334-7800 - https://saobernardo.educacaoadventista.org.br/

Unidade São Caetano
Rua Marlene, 500 – Vila Gerty – São Caetano do Sul – SP
Telefone: (11) 4233-3800 - https://saocaetano.educacaoadventista.org.br/

Unidade Diadema
Rua Manoel da Nóbrega, 400 – Diadema – SP
Telefone: (11) 4099-6800 - https://diadema.educacaoadventista.org.br/

Unidade Mauá
Rua Amador Bueno, 43 – Vila Dirce – Mauá – SP
Telefone: (11) 3579-3999 - https://maua.educacaoadventista.org.br/

Unidade Praia Grande
Rua Jorge Hagge, 335 - Aviação - Praia Grande/SP
Telefone: (13) 3596-9393 - https://praiagrande.educacaoadventista.org.br/

Unidade Santos
Rua Guararapes, 39 - Vila Belmiro - Santos/SP
Telefone: (13) 3257-1800 - https://santos.educacaoadventista.org.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS