Brasil,

Seminário Nacional De Educação apresenta caminhos para o ensino digital no século XXI

17º Seminário Nacional de Educação - Divulgação/Instituto Alpargatas 17º Seminário Nacional de Educação - Divulgação/Instituto Alpargatas

Premiação realizada anualmente pelo Instituto Alpargatas chegou à sua 17ª edição

No último dia 26 de novembro, a cidade de João Pessoa (PB) foi palco de um grande evento. O Instituto Alpargatas – braço de responsabilidade social da Alpargatas, empresa das marcas Havaianas, Dupé, Osklen e Mizuno – realizou o 17ª Seminário Nacional de Educação. Mais de 1300 pessoas participaram do Seminário.

A solenidade ocorre ao fim de cada ano e tem por objetivo apresentar os resultados das iniciativas do IA ao longo do período letivo, homenageando alunos e educadores com trajetórias de desenvolvimento no âmbito escolar. Este ano, a festa foi apresentada por Berivaldo Araujo, diretor executivo do Instituto Alpargatas, e José Daniello, diretor de pessoas da Alpargatas.

O tema da 17ª edição do Seminário foi a “(R)Evolução digital da educação para o século XXI – global, digital, inovadora e sustentável”. O assunto traz à tona um problema latente. Uma pesquisa realizada com docentes de escolas públicas brasileiras identificou que 49% consideram o uso de tecnologias de informação e comunicação como muito importantes nos espaços escolares. No entanto, apenas 15% dos professores dizem se sentir preparados para adotar tais tecnologias em sala de aula.

Como forma de incentivo à discussão, o público presente no Seminário acompanhou uma trilha de experiências chamada “Desafios da Escola 4.0”. Participaram da roda de conversa Carlo Pereira, secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global; Alline Antoquio, diretora comercial da Gentrop; Ilma Barros, professora Drª. da Case Western Reserve University; Margareth Diniz, reitora da Universidade Federal da Paraíba; Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); e Rubens Germano, deputado estadual.

A trilha culminou na assinatura de dois termos. O IA firmou um acordo de parceria com a Gentrop, partner do Google no Brasil, para a digitalização de escolas de ensino público nos municípios onde a organização atua. O projeto-piloto será em uma escola de Campina Grande, com entrega prevista para 2020. Além disso, o Instituto se tornou signatário do pacto global, da ONU.

O professor de Física Ivys Urquiza, que possui o canal do Youtube com maior números de inscritos no Brasil sobre o ensino da disciplina, ministrou uma palestra animada sobre a importância de o educador fazer uso de ferramentas tecnológicas para formar crianças e adolescentes nos dias de hoje.

No Seminário, ainda, foram revelados os destaques municipais do Aluno Nota 10 e realizadas as entregas do Prêmio Educador Nota 10. Foram 25 profissionais da educação condecorados por projetos desenvolvidos em suas atividades docentes, recebendo um troféu e um notebook.

Completando a programação, o evento contou com apresentações culturais dos grupos de capoeira inclusiva “Terra Firme” e “Afro Nagô”, que fazem parte do Programa de Educação pela Cultura do IA.

“O Seminário de 2019 foi um sucesso. Para nós, é sempre uma alegria ver o engajamento dos membros das comunidades nos nossos programas. Mas como o trabalho aqui nunca acaba, já estamos com diversos projetos para o ano que vem, focando especialmente nas temáticas da inclusão digital e da sustentabilidade. O IA segue firme no compromisso de melhorar a qualidade da educação pública no Brasil”, afirmou Berivaldo.

SOBRE O INSTITUTO ALPARGATAS

Acreditando na capacidade da educação de transformar sociedades e regiões, a Alpargatas reuniu suas iniciativas na área de responsabilidade social e fundou o Instituto Alpargatas em 2003. O objetivo é promover a melhoria da educação pública, aprimorando a qualidade do ensino por meio do esporte e da cultura com projetos multidisciplinares, de inclusão ampla e que disseminam a sustentabilidade.

Desde que foi criado, o Instituto atua em parceria com o poder público e organizações não governamentais em ações que já beneficiaram mais de 1,4 milhão de crianças, adolescentes e jovens de 7 a 29 anos e contribuem para a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das cidades onde atua, superando sucessivamente a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Os projetos estão presentes nas cidades onde a Alpargatas mantém suas plantas operacionais: Alagoa Nova, Bananeiras, Campina Grande, Guarabira, Ingá, Mogeiro, Queimadas, Santa Rita, e Serra Redonda, na Paraíba; Carpina, em Pernambuco; e Montes Claros, em Minas Gerais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::