Brasil, 7 de Dezembro de 2019

Curso de graduação testa formato pioneiro, sem grade curricular fixa

Divulgação Divulgação

Em vez de optar por uma grade pré-definida de matérias, o curso de Administração online da PUC Minas será baseado em projetos no acúmulo de competências

Seguindo uma tendência global, a PUC Minas decidiu fazer uma pequena revolução em seu curso de graduação em Administração, na modalidade a distância. A partir do primeiro semestre de 2020, o ensino neste curso será concentrado nas competências que o estudante precisa adquirir para ter uma boa formação e se tornar um profissional competitivo no mercado de trabalho.

No lugar de uma grade curricular fixa, o aluno se inscreverá em projetos, com duração média de um semestre. As avaliações também serão diferentes das provas tradicionais, que costumam dar frio na barriga nos estudantes. Por meio do Canvas, ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela PUC Minas, os professores e coordenadores poderão acompanhar cada detalhe do desempenho dos alunos ao longo do semestre.

A escolha de um curso online para testar esse modelo de educação se deveu justamente à possibilidade de fazer um monitoramento da performance dos alunos através da coleta de dados no ambiente virtual de aprendizagem. Estarão registrados na base de dados do Canvas informações como o nível de participação dos estudantes, a retenção de conteúdo, e a conclusão das tarefas.

“O futuro é muito incerto para termos um curso rígido, em que alunos são avaliados da mesma forma, independente de suas aptidões e interesses. Em vez de estabelecer disciplinas, investigamos as habilidades esperadas dos egressos. Tomamos isso como ponto de partida para o desenho do curso, pensando no conteúdo que daria suporte a essa habilidade”, explica Marcos Kutova, diretor de ensino a distância da PUC Minas.

“Criamos eixos temáticos agrupando habilidades que fizessem sentidos: gestão de recursos, de materiais, de pessoas, produtos. Outro eixo será focado em estratégia, outro em torno de desenho do negócio, outro em parcerias. Em todos os eixos, teremos contribuições de diversas disciplinas”,

Criar um projeto deste tipo numa instituição tradicional como a PUC Minas, com mais de 60 anos de história, foi desafiador, revela Kutova. Foi preciso adaptar metodologias usadas pela Universidade e adaptá-las para o novo contexto. O processo todo durou dois anos. A parceria com o Canvas, plataforma de ensino a distância mais usado nos Estados Unidos foi fundamental nesta empreitada.

“Muitas das universidades americanas que utilizam o Canvas já adotam uma educação baseada em competência. Trouxemos um pouco da nossa expertise para este projeto da PUC Minas. Tenho certeza de que o curso EAD em Administração da PUC Minas será um modelo para o ensino superior em todo o país”, disse Mario Thurler, diretor regional do Canvas no Brasil.

Sobre o Canvas

A Plataforma de Gestão de Aprendizagem Canvas, da Instructure (NYSE: INST), é uma plataforma de tecnologia educacional integrada que inclui o Canvas LMS, o Canvas Studio, o Canvas Catalog e o Canvas Practice. A Plataforma de Gestão de Aprendizagem Canvas já conectou milhões de instrutores e alunos em mais de 4.000 instituições e corporações educacionais em todo o mundo. Saiba mais em www.instructure.com/pt-br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS