Brasil, 5 de Dezembro de 2019

Colégio Renovação Desenvolve Ação Para Estimular a Honestidade no Dia a Dia dos Alunos

Atividade acontece na ‘hora do recreio’ para turmas do Ensino Fundamental I e ensina, além da importância de ser honesto, outras características bastante importantes, como autonomia, responsabilidade e trabalho em equipe

Honestidade é, e sempre será, umas das virtudes mais valiosas para se ensinar às crianças. Muitos pais se esforçam, dia após dia, para dar exemplo e mostrar aos filhos como é necessário e indispensável ser honesto não somente em casa, mas em todos os lugares em que estiverem e seja qual for a situação. Ciente disso e seguindo o compromisso de formar cidadãos em parceria com as famílias, o Colégio Renovação - instituição de ensino com 35 anos de atividades, que atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com unidades na capital e também no interior de SP, na cidade de Indaiatuba -, desenvolveu um projeto diferenciado e super atrativo para ensinar as crianças quanto à importância de ser honesto.

O programa, que teve início no final do segundo semestre de 2018 e se estenderá por até o final do ano de 2019, foi batizado pela instituição como “Barraca da Honestidade”. O projeto reforça um dos hábitos, o “Seja Proativo” (Eu faço a coisa certa sem que me peçam e mesmo que não estejam me olhando), ensinado no programa O Líder em Mim – desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro “Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes” e adaptado à realidade brasileira para uso em escolas de nível básico. O projeto O Líder em Mim traz um processo de mudança comportamental em alunos e educadores com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

A “Barraca da Honestidade” fica instalada no pátio do Colégio Renovação, toda terça e quarta-feira, local onde as crianças fazem o lanche na ‘hora do recreio’. É justamente nesse intervalo que a barraca fica preparada – e à disposição dos alunos - para a venda de determinados produtos. A princípio, o Colégio Renovação optou pela venda de gelinhos de diversos sabores. Para adquirir a sobremesa os alunos precisam apenas deixar a quantia de R$ 1,00 na caixinha, o valor corresponde à compra de um gelinho. “Não há um responsável por receber o dinheiro, devolver o troco e entregar o gelinho à criança. O próprio aluno escolhe o item, deposita seu dinheiro e pega o troco, quando necessário”, explica Sueli Conte, psicopedagoga, diretora geral e mantenedora da instituição de ensino.

Dessa forma, além de promover a independência das crianças é possível, também, ensinar a honestidade aos pequenos, uma vez que todo o processo de compra é feito sem o acompanhamento ou supervisão de coordenadores, professores ou auxiliares da cantina. A prática é realizada somente pelo aluno.

Sueli Conte afirma que o objetivo principal desse projeto é fazer com que os alunos se conscientizem de que a honestidade deve fazer parte do dia a dia e comportamento de cada um. “Queremos ensinar que esse tipo de valor e postura deve ser praticado mesmo distante dos olhos dos outros, sem importar a dimensão da atitude, seja ela de grande ou pequeno impacto. Sempre frisamos que temos que praticar o certo mesmo que isso seja visto apenas por nós mesmo. O bom de tudo isso é que já estamos colhendo os frutos”, declara a diretora.

Outro ponto importante que a ação está provocando indiretamente, sem que seja o foco principal do projeto, está no controle e na contagem do dinheiro arrecadado com a venda dos gelinhos. Tudo é feito diretamente pelas turmas em sistema de rodízio. A cada dia é nomeado um líder responsável. É ele que recolhe todo o dinheiro e o encaminha para a sala de aula. Lá, a turminha se reúne com a professora para a contagem final dos lucros e verificação da quantidade de gelinhos vendida. Após esse levantamento, outros dois líderes são escolhidos para expor os resultados da venda e do valor arrecadado em um painel, tudo em forma de gráfico. “Importante ressaltar que não houve qualquer divergência na conferência de valores e produtos, o que prova a assimilação do conceito pelas crianças. Além de deixar claro para eles a importância da honestidade, ainda testamos como andam suas habilidades com a matemática”, analisa Conte.

Todo o dinheiro arrecado com a venda dos gelinhos é revertido integralmente para o pagamento e compra de novos produtos não gerando custo ou lucro algum para a instituição. “Encerrada a temporada de calor, vamos eleger junto aos alunos qual será o produto comercializado no período de frio a fim de dar sequência ao projeto”, finaliza a psicopedagoga.

Mais sobre o Colégio Renovação – www.renovacao.com.br

Há 35 anos no segmento de educação, o COLÉGIO RENOVAÇÃO é uma tradicional instituição de ensino, que atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Atualmente, o colégio conta com quatro unidades em São Paulo (capital) e uma em Indaiatuba (fundada em 2002), no interior do estado, com material e apoio pedagógico do SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Localizado no bairro do Jardim da Saúde, em São Paulo, o Colégio Renovação tem na direção geral a fundadora e diretora Sueli Bravi Conte. A instituição oferece cursos extra-curriculares como: futebol, dança (sapateado, ballet contemporâneo), judô, ginástica rítmica, natação, hidroginástica, teatro e o projeto comunidade – direcionado para meninas e meninos que são subvencionados pelo colégio. Outro grande diferencial de serviço que a escola oferece é o "Espaço e Ação" – voltado para pais ou responsáveis que precisam que seus filhos permaneçam período integral, dias ou horas a mais no colégio. Além disso, o Colégio Renovação foi reconhecimento internacionalmente em 2018 e recebeu certificação como “Escola Farol” do programa “O Líder em Mim”, da Franklin Covey Internacional. Receber o título significa que a instituição atingiu a excelência no ensino da liderança. Assim, o Colégio Renovação faz parte do seleto grupo de quatro escolas que conquistaram a certificação em todo o Brasil, sendo duas em São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS