Brasil, 5 de Dezembro de 2019

Alunos de Engenharia Mecânica desenvolvem soluções inovadoras para áreas da saúde e mobilidade

Alternativas para o Diesel e aumento de conforto em meios de transporte estão entre as tecnologias apresentadas em 5 e 6 de dezembro, no campus de São Bernardo do Campo do Centro Universitário FEI

Formandos em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI apresentam nos dias 5 e 6 de dezembro, os projetos elaborados para a conclusão do curso. Os trabalhos serão exibidos durante a 64ª Expo MecAut (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística), e a 45ª Expo MecPlena (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Plena) no campus de São Bernardo do Campo (SP).

Entre os trabalhos apresentados na Expo MecAut, que ocorre no dia 5, estará o AGR, uma arquitetura para tratores agrícolas que utiliza fontes de energia alternativas ao Diesel. O projeto tem forte apelo sustentável já que os tratores brasileiros consomem 3,8 bilhões de litros de Diesel por ano, representando 18% de todo o consumo nacional.

Outro projeto de destaque é o Cold-Bus, que propõe a implementação de sistemas de ar-condicionado em ônibus urbanos, sem o aumento do consumo de combustível, através da recuperação da energia despendida pelos gases de escape dos veículos.

Para o professor Marco Barreto, coordenador da Expo MecAut, esse é um momento em que os formandos dividem com profissionais da área o conhecimento que adquiriram ao longo do curso. "A exibição desses projetos evidencia a bagagem inovadora e empreendedora que a FEI transmite aos alunos", explica.

Já para o dia 6 de dezembro, durante a Expo MecPlena, um dos projetos de destaque é o Higia, que desenvolveu soluções técnicas que permitem o aprimoramento funcional e a redução de custo de uma prótese do tipo transfemoral, articulada no joelho e no tornozelo, de modo que esta se torne economicamente mais acessível a pessoas amputadas em membros inferiores.

Também se destaca o trabalho Turbonacci, que propõe conversão de energia eólica em elétrica, através de uma turbina eólica de pequeno porte. O foco principal do estudo é a geometria da pá, determinando qual tipo melhor capta a energia cinética fornecida pelo vento, mitigando os principais problemas previstos para esse tipo de geração energética: a velocidade do vento, a direção imprevisível do fluxo de ar e a poluição sonora.

Para o professor Arnaldo Forgas, coordenador da Expo MecPlena, o evento representa o fechamento de um ciclo e o resultado da evolução dos alunos. "Os formandos utilizam todo o conhecimento de Engenharia adquirido ao longo da graduação para criarem soluções para diversas áreas", comenta.

Para saber mais sobre as Expos MecAut e MecPlena, acompanhe a FEI nas redes sociais fei.edu.br/redes

Serviço- 64ª Expo MecAut e 45ª Expo MecPlena
Data: 5 e 6 de dezembro
Local: Centro Universitário FEI - Campus São Bernardo do Campo