Brasil, 5 de Dezembro de 2019

FGV e Unifa promovem seminário sobre planejamento

Chefe Estado-Maior da Aeronáutica e reitor da Unifa discutirão o PBC com estudiosos da FGV

Estreitar o debate entre integrantes da academia e dirigentes da área militar com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade de planejamento e defesa do país. Esse é a proposta do seminário "Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) - Desafios para a Sociedade 4.0", que será promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Universidade da Força Aérea (Unifa), no próximo dia 18.

A abertura do evento será feita pelo comandante da Unifa, major brigadeiro-do-ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto e pelo adjunto da Seção de Acordos e Intercâmbios Internacionais do Estado-Maior da Aeronáutica (Emaer), coronel Paulo Maria Nogueira de Lima. Em seguida, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (Emaer), tenente-brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral, abordarão o tema "O Futuro do Poder Aerospacial Brasileiro".

Participarão das discussões o diretor de Relações Internacionais da FGV, Bianor Cavalcanti, e os professores da FGV EBAPE, Paulo Figueiredo e Armando Cunha. Também integrarão os debates o responsável pela implantação e aplicação do PBC, major-brigadeiro do ar Jefson Borges, e o chefe da Assessoria de Planejamento Baseado em Capacidades, brigadeiro-do-ar R1 Ricardo Pucci Magalhães, entre outros líderes da Aeronáutica.

"O Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) é um conjunto de procedimentos voltados ao preparo das Forças Armadas, mediante a aquisição de capacidades adequadas ao atendimento dos interesses e necessidades militares de defesa do Estado, em um prazo definido, observados os cenários prospectivos e os limites de orçamento e tecnologia", explica o coordenador de Projetos da FGV Projetos e organizador evento, André Coelho. Ele observa que tanto o conhecimento quanto as técnicas adquiridas com o Planejamento Baseado em Capacidades são utilizados em organizações e empresas de diferentes setores.

As inscrições para o encontro, que será realizado no Centro Cultural da FGV, são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

Seminário de Planejamento baseado em Capacidades

Data: 18 de novembro (segunda-feira)

Horário: das 9h às 16h30

Local: Centro Cultural FGV - Praia de Botafogo, 186 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Inscrições:

https://portal.fgv.br/eventos/seminario-planejamento-baseado-capacidades

PROGRAMAÇÃO

9h - ABERTURA

Maj. Brig. Isaias/ Cel. Nogueira

9h15 - O Futuro do Poder Aeroespacial Brasileiro

Prof. Dr. Carlos Ivan Simonsen Leal

Ten. Brig. Amaral

10h15 - INTERVALO

10h30 - PLANEJAMENTO BASEADO EM CAPACIDADES: PERSPECTIVAS PARA SOCIEDADE 4.0

Brig. Sergio

Maj. Brig. Jefson

Brig. Magalhães

Prof. Dr. Bianor Scelza Cavalcanti

12h - ALMOÇO

13h30 - LIDERANÇA E TECNOLOGIA NA ERA DO PBC

Gen. Eustáquio

Prof. Dr. Paulo Figueiredo

Brig. Laux

Prof. Dr. Armando Cunha

Cmg. Willian (Ppgen)

15h - INTERVALO

15h15 - ESTUDOS DE CASO

Ten Cel Lessa

16h - ENCERRAMENTO

Ten. Brig. Amaral


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS