Brasil, 11 de Dezembro de 2019

Estatística: carreira é uma das mais promissoras do momento

Estatístico tem o desafio de extrair conhecimentos relevantes por meio de dados e números - Foto: Divulgação Estatístico tem o desafio de extrair conhecimentos relevantes por meio de dados e números - Foto: Divulgação

Profissional pode atuar em qualquer setor, já que os números e dados estão em absolutamente tudo e a sua análise pode ajudar a produzir e orientar estratégias

Já ouviu a frase “Contra fatos não há argumentos”? Pois bem, esse ditado popular se encaixa perfeitamente na profissão do estatístico que está em alta. Muitos rankings refletem essa crescente demanda, é o caso do Glassdoor um dos maiores sites de emprego e recrutamento do mundo que indica a estatística como a segunda carreira mais buscada; já o Fórum Econômico Mundial citou como uma das mais relevantes para o mercado até 2020. “O estatístico lida com o desafio de extrair conhecimentos úteis a partir de dados. No Brasil, a profissão também está entre as mais satisfatórias do momento e as oportunidades devem continuar se multiplicando nos próximos anos”, afirma a coordenadora do bacharelado em Estatística da Unoeste, Gabrielle Gomes dos Santos Ribeiro.

Muito mais do que imaginamos, a estatística está presente em diversos fenômenos e fatos do nosso dia a dia. “Praticamente todas as informações divulgadas pelos meios de comunicação provêm de alguma forma de pesquisa e estudos estatísticos. O crescimento populacional, os índices de inflação, as taxas de desemprego, as pesquisas eleitorais, os índices de desenvolvimento humano e os dados meteorológicos são alguns exemplos de pesquisas divulgadas que se utilizam dos métodos estatísticos. Além disso, muitas decisões são tomadas a partir de análises estatísticas, desde o valor do seguro do carro ou disponível para um empréstimo, a liberação de novos medicamentos, a disposição de produtos em supermercados até a compra e venda de ações”, explica a professora.

Não basta estar apenas de olho nas tendências do mercado, mas também é preciso ter algumas habilidades para cursar o bacharelado na área. “É preciso ser organizado, focado e concentrado, além de possuir capacidade comunicativa e de análise crítica. Deve gostar de trabalhar em equipe multidisciplinar, afinal, o trabalho estatístico se inicia pela interação com outros profissionais. Além disso, possuir afinidade para viver no meio de números e lidar com computadores e programação, com isso já vai ser meio caminho andado para a carreira”, pontua Gabrielle.

A coordenadora do bacharelado em Estatística da Unoeste destaca que infelizmente no Brasil, o número de formandos por ano ainda é muito baixo frente à crescente demanda pelo profissional. “Inclusive, a região de Presidente Prudente é extremamente carente de centros de excelência na formação de recursos humanos especializados na área de estatística. Diante disso, a graduação da universidade busca preencher esta lacuna regional e visa, de forma global, formar profissionais capacitados nas atividades de planejamento, coleta, análise e interpretação de dados no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais, e ajudar na tomada de decisões em empresas públicas e privadas”.

Ela revela que a graduação tem a duração de 4 anos e possui uma grade curricular diferenciada com uma matriz atual e alinhada às exigências do mercado. “O curso tem ênfase em ciência de dados e possibilitará uma formação mais ampla e interdisciplinar aos estudantes que optarem por fazer uma graduação nessa área, associando técnicas computacionais a técnicas estatísticas. Além de contemplar disciplinas bases como Análise Exploratória de Dados, Probabilidade, Inferência e Análise Multivariada, o aluno aprenderá sobre as diversas técnicas estatísticas existentes para análise de dados, e em quais situações deverá usá-las. Outro aspecto relevante é que o estudante terá contato com aplicações reais capazes de lhe proporcionar uma visão ampla dos problemas que terá de enfrentar no exercício profissional”.

Para quem pensa na formação e não sabe onde irá atuar, Gabrielle indica que a carreira tem aplicações em qualquer setor, afinal, números e dados estão em absolutamente tudo e a sua análise pode ajudar a produzir e orientar estratégias. “Instituições de todos os tipos, portes e setores precisam desse apoio na era do Big Data. Atualmente, além de indústrias e órgãos públicos, outros locais têm requerido o trabalho de estatísticos, como agências de publicidade e de pesquisa de mercado, empresas de pesquisa de opinião, redes bancárias, financeiras, seguradoras, hospitais ou instituições de pesquisas na área da medicina, empresas ligadas ao monitoramento do meio ambiente e de pesquisas agropecuárias. No setor de serviços e de tecnologia, os estatísticos estão sendo requisitados para o trabalho de manuseio computacional e análises de grandes bancos de dados, assumindo o cargo de cientista de dados. Ele também pode trabalhar como pesquisador ou professor em universidades e centros de pesquisa”, conclui.

Vestibular 2020

Estatística está entre as novas opções de cursos na Unoeste. As inscrições para o processo seletivo são feitas exclusivamente pelo site (unoeste.br/vestibular). São 68 cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. A prova ocorre no dia 23 de novembro em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS