Brasil, 14 de Dezembro de 2019

Tecnologia e robótica proporcionam transformações nas vidas de jovens estudantes

Um ambiente com muita tecnologia, funcionários concentrados e repleto de computadores. Geralmente, essa é a imagem que representa o universo dos profissionais que trabalham com robôs. Mas, engana-se quem pensa que esse ambiente é frio e sem sentimentos. Sonhos, desafios e transformações também podem ser características de quem trabalha nessa área e para quem estuda esse campo específico de ciência e tecnologia.

É com esse viés que o patrocínio da Dow à FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), que incentiva o interesse de alunos de escolas públicas por ciência e tecnologia, estimula o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e oferece mentoria voluntária para os projetos apresentados. Um exemplo é o Daniel Peralta, que hoje faz o curso técnico de Mecânica na Etec de Caçapava (SP), e compõe uma equipe de luta de robôs, a Brazilian Storm, de São José dos Campos (SP).

“Sou muito grato por toda a mudança que a Brazilian Storm trouxe para a minha vida. Além de proporcionar crescimento pessoal, o projeto ainda me ajudou a perder a timidez e a me relacionar com outras pessoas. Fiz amigos na turma”, orgulha-se o estudante, que é diagnosticado com um grau leve de autismo e, após entrar para o time de robótica em 2017, teve uma melhora em seu quadro e não precisou fazer mais tratamento com remédios.

Renan Silva também se envolveu na iniciativa há três anos e hoje cursa faculdade de Engenharia Mecânica na UNESP de Ilha Solteira (SP), onde conquistou uma bolsa de 100%. “Antes de fazer parte desse projeto, eu não conhecia nada sobre faculdade nem sobre como fazer um curso superior sem custos. Só tive essa oportunidade graças ao programa”, aponta. O estudante se lembra que participava de aulas de Mecânica, ainda durante o Ensino Médio, quando teve a oportunidade de fazer um curso preparatório para o vestibular, financiado por mentores do projeto.

Henrique Araújo é outro bom exemplo. “O projeto foi uma grande oportunidade de aprender tanto na teoria quanto na prática sobre a ciência e tecnologia, além de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional. A iniciativa faz parte da minha vida, assim como todas as pessoas que participam dela”, conta Henrique, que hoje trabalha na área e ainda atua como mentor de outros jovens.

Sonhos mais altos

Esses três alunos, ao lado de outros 92 jovens de escolas públicas com idades entre 14 e 18 anos, terão a oportunidade de participar da maior competição de robótica da América Latina, a FIRST Robotics. Além da Brazilian Storm, de São José dos Campos (SP), a delegação brasileira também estará presente na equipe Trail Blazers 1772, de Gravataí (RS). Os dois times se somam a outros quatro mil do mundo todo, que precisam construir e programar robôs para superarem desafios e executarem tarefas em uma arena adaptada para a disputa. Em 2019, a FRC completa 30 anos e, nos últimos dois, as equipes brasileiras já alcançaram premiações marcantes na competição, como Woodie Flowers Award e Gracious Professionalism Award.

“Essa iniciativa contribui para o crescimento profissional e pessoal desses alunos, uma vez que proporciona experiência prática e troca de experiências com jovens de todo o mundo”, afirma Eleni Gritzapis, diretora de comunicação da Dow. “Dedicação e força de vontade são as palavras-chave desse projeto, que tem levado novos conhecimentos, autoconfiança e estímulo a estudantes de baixa renda, com o objetivo de explorar diferentes perspectivas de aprendizado, fundamentais no trabalho em equipe e na inovação”, complementa.

SOBRE A DOW

A Dow está presente no Brasil desde 1956. A companhia reúne atualmente cerca de 2.700 funcionários em suas 11 instalações, incluindo 9 unidades de produção em Aratu (BA), Breu Branco (PA), Campinas (SP), Guarujá (SP), Jacareí (SP), Jundiaí (SP), Palmyra (PA), Santa Vitória (MG) e Santos Dumont (MG), atendendo a clientes nos mercados de embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 18 complexos de manufatura em 4 países da América Latina e entregou vendas líquidas pro forma de US $ 4,9 bilhões em 2018. Mais informações sobre a Dow e sua tese de investimento estão disponíveis em seu novo website de Relações com Investidores: investors.dow.com.

A Dow (NYSE: DOW) combina um dos mais amplos portfólios de tecnologia do setor com integração de ativos, inovação focada e escala global para alavancar um crescimento rentável e se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável. O portfólio da Dow em materiais de desempenho, intermediários industriais e plásticos oferece uma ampla gama de produtos e soluções diferenciadas baseadas na ciência para nossos clientes em segmentos de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Companhia opera 113 fábricas em 31 países e emprega aproximadamente 37.000 funcionários. A Dow teve vendas pro forma de aproximadamente US$ 50 bilhões em 2018. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

SOBRE A FIRST

FIRST foi fundada em 1989 para inspirar o interesse e participação dos jovens em ciência e tecnologia. Com sede em Manchester, a organização sem fins lucrativos desenvolve programas de caridade pública acessíveis e inovadores que motivam jovens a perseguir oportunidades de educação e carreira em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, enquanto constroem autoconfiança, conhecimento e habilidades de vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS