Brasil, 19 de Novembro de 2019

Enem é alternativa para os que buscam uma segunda graduação

Crédito: Agência Educa Mais Brasil Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Prova terá última etapa neste domingo

Marinheiros de primeira viagem – na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019, dos 5,1 milhões de participantes inscritos, 2,4 (47%) são inexperientes no exame – e aqueles que farão a prova novamente pensando na segunda graduação.

Formado em Administração com ênfase em Recursos Humanos, o servidor público Valmir Santos, 42 anos, faz parte do segundo perfil. O baiano retoma à maratona de provas do Enem para concorrer a uma vaga no curso de gastronomia. A escolha parte da identificação de Valmir pela cozinha, além do objetivo de obter uma certificação de referência que o melhor prepare para entrar no segmento gastronômico. “Paralelo ao trabalho de servidor público, eu já cozinho e forneço para eventos, também produzo alimentos congelados – tipo caldo, sarapatel entre outros. Então essa segunda graduação é para ter o título de algo que eu já faço no dia a dia, além de entrar na área de gastronomia com maiores conhecimentos”, explica Valmir.

Valmir Santos, funcionário público, tentará cursar gastronomia com a nota do Enem- Crédito: Acervo Pessoal

O foco é o curso oferecido pela Universidade Federal da Bahia, que desde 2009 aceita o Enem como parâmetro de entrada de alunos na instituição, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Diferente dos candidatos que estão saindo do ensino médio e farão o exame com a tensão da escolha da futura carreira, por já ter a experiência no ensino superior e a estabilidade na sua atual profissão, Valmir não carrega a apreensão de estar fazendo a prova como algo decisivo em sua vida. Isso faz com que ele vá fazer o exame com maior tranquilidade, apostando no conteúdo que já possui.

A maior atenção dada mesmo é manter a resistência na avaliação, considerado por ele como cansativa. “Acho que o participante mais jovem está mais preparado para esta etapa do cansaço físico e mental na hora da prova. Se eu passar, beleza! Se não, está tudo bem também, eu posso recorrer a outros caminhos”, diz.

Qualquer pessoa pode fazer o Enem, o que muda é a forma como o resultado da prova poderá ser usado. No caso das pessoas que já possuem uma graduação, caso elas desejem um curso na rede privada, não poderão fazer por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que é destinado apenas para quem ainda não tem ensino superior.

Publicidade

Notícias ::