Brasil, 15 de Novembro de 2019

Prêmio da Capes valoriza estudantes de graduação e distribui R$ 5 milhões

Mil vagas estão abertas para Prêmio Capes Talento Universitário; prova será em 8 de dezembro

Já imaginou ganhar R$ 5 mil? Se você faz algum curso de graduação no Brasil, esta é a sua chance. O Prêmio Capes Talento Universitário está com inscrições abertas até as 23h59 da próxima terça-feira, 12 de novembro, ou quando 30 mil inscrições forem preenchidas — o que ocorrer primeiro. O projeto tem por objetivo reconhecer e premiar mil estudantes com os melhores desempenhos em uma prova de conhecimentos gerais.

De iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a premiação vai oferecer, ao todo, R$ 5 milhões. Podem participar alunos de instituições públicas, privadas ou militares, independentemente de cursarem modalidades presencial ou a distância.

Para se inscrever, o estudante deve ser brasileiro e ter iniciado a graduação em 2019. Também precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 ou 2018.

Outros requisitos são:

não acumular o prêmio com qualquer bolsa de estudo de outros programas da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou de outras agências de fomento, públicas ou particulares;
não ter débito, de qualquer natureza, com a Capes, o CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.

Inscrição – Para se inscrever, o interessado deve acessar o portal do Prêmio. Na página, é preciso clicar em “Primeiro acesso do candidato” e, em seguida, informar CPF, data de nascimento e e-mail pessoal. Após o procedimento, uma senha será criada e enviada ao e-mail informado. O cadastro serve para o candidato acessar o protocolo de participação, a confirmação da inscrição e saber o local de prova. As informações também vão auxiliar na preparação logística da prova.

Prova – Para testar o nível de conhecimento dos participantes e selecionar os de melhor desempenho, uma prova de 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais será aplicada pela Capes, por meio da Cesgranrio. A aplicação será realizada em 8 de dezembro, à tarde, em 60 municípios brasileiros, localizados nas 27 unidades da Federação.

O resultado será divulgado no primeiro semestre de 2020. Além de valorizar e premiar os melhores estudantes, o Prêmio Capes Talento Universitário vai subsidiar estudos e pesquisas da Capes para a formulação de políticas públicas para a educação superior.

Notícias ::

Mais Itens ::