Brasil, 14 de Novembro de 2019

Novas tecnologias são foco para profissional de física

Mercado de trabalho para bacharel é amplo e diversificado - Foto: Divulgação Mercado de trabalho para bacharel é amplo e diversificado - Foto: Divulgação

Unoeste, que já possui a licenciatura na área há mais de quatro décadas, passa a ofertar o bacharelado a partir deste ano

“Seria mais fácil dizer o que o físico não poderia fazer ao ter que enumerar suas atribuições”. Essa foi a resposta que o coordenador do curso de Física da Unoeste, Cássio Fabian Sarquis de Campos, deu ao ser questionado sobre o mercado de trabalho para este profissional. A universidade, que já oferecia a licenciatura na área, agora passa a ofertar o bacharelado. Entenda as diferenças no texto abaixo.

De acordo com o professor, o curso de uma maneira geral visa formar um profissional que detêm conhecimentos da física clássica, até o final do século 19, e o da física moderna, do século 20. “É uma graduação que emprega os conhecimentos físicos de grandes pesquisadores do passado a fim de melhorar as condições de vida do presente através do uso de seus conhecimentos teóricos e práticos no desenvolvimento de novas tecnologias, teorias e práticas”, explica.

Cássio salienta que o físico licenciado tem uma formação voltada para a área da educação e pesquisa em tecnologias da educação. Já o físico bacharel é preparado quase inteiramente para a pesquisa de desenvolvimento de novas tecnologias, teorias e práticas. “O profissional formado em bacharelado pode atuar nas áreas de física de novos materiais, física da matéria condensada, física nuclear e reatores nucleares, física de partículas, astrofísica, onde se busca entender os mistérios do universo, do passado e do futuro, física médica em hospitais e clínicas onde se trabalha com radiações para tratamentos de cânceres, empresas em que a busca de solução de problemas seja necessária em curto espaço de tempo, já que o físico bem formado detém rapidez de raciocínio e se constitui um profissional sempre voltado para problemas e suas resoluções. Enfim, é um profissional que pode trabalhar em institutos de pesquisas nacionais e internacionais nos mais variados setores”, fala.

Durante o curso, por pertencer à área das ciências exatas, o aluno encontrará muitos conhecimentos matemáticos, sendo esses conhecimentos ótimas ferramentas para o desenvolvimento das pesquisas em física e em novas tecnologias. “Assim, durante a graduação, o estudante além de aprender uma matemática mais rica e elaborada, desenvolverá habilidades para a compreensão da matéria e universo, da evolução da vida e dos cosmos, estudos aprofundados da estrutura da matéria e da ciência que estuda o mundo microscópico como a mecânica quântica em sua real base científica e aplicações e não em meros conceitos popularmente empregados sem qualquer fundamento da mecânica quântica”, diz o coordenador.

A Unoeste possui o curso de Física em licenciatura desde 1976, logo, são 43 anos formando profissionais para o Brasil. De acordo com Cássio, o bacharelado na área é o primeiro e único no oeste paulista e por se tratar de uma universidade que preza em oferecer o que há de melhor a seu aluno, proporcionará um ensino com laboratórios de pesquisas específicos e equipamentos de ponta para que o curso se torne referência nesta área.

“O mundo não é mais o mesmo de 20 anos atrás, estamos vivendo uma época em que novos descobrimentos são anunciados todos os dias e queremos aumentar nossa contribuição neste processo através do curso de Física, uma graduação inteiramente focada na pesquisa, na ética do pesquisador e do ser humano, desenvolvendo habilidades de pensar e analisar fatos e dados”, finaliza o professor.

Vestibular 2020

As inscrições para o processo seletivo da Unoeste são feitas exclusivamente pelo site unoeste.br/vestibular. São 68 cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. A prova ocorre no dia 23 de novembro em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS