Brasil, 20 de Novembro de 2019

Estágio x Emprego: entenda a diferença!

A modalidade não se configura como um trabalho formal, mas uma atividade voltada ao aprendizado

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em levantamento, mostrou queda no número de desempregados jovens no Brasil, durante o 2º trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018. No entanto, segundo a pesquisa, apesar da redução, essa é a faixa etária com a menor chance de ser contratada.

Dentro desse cenário, as pessoas mais atingidas não buscam um emprego, mas uma alternativa para driblar a situação. A atividade caracterizada como o ato educativo escolar supervisionado atrai a juventude e diminui os índices de desemprego no país. Apesar de ter um impacto significativo na sociedade, muitos indivíduos ainda têm dúvidas a respeito.

A principal confusão existente é em relação a sua categoria: o estágio não é um trabalho formal! Alguns pontos evidenciam isso. Em primeiro lugar, a prática tem legislação específica, bem diferente da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a qual determina salário, carteira assinada, férias, entre outros. Na lei 11.788, o estudante tem direito a carga horária reduzida, bolsa-auxílio, recesso remunerado, contrato máximo de dois anos e seguro contra acidentes pessoais.

Além disso, a contratação é estabelecida por meio do TCE, o Termo de Compromisso do Estágio, o qual é assinado pelo aluno, empresa concedente, instituição de ensino e, quando houver, um agente de integração. Quem admite esse tipo de modalidade, se isenta de encargos trabalhistas, FGTS, INSS, entre outros. Ganha também segurança jurídica e um grande talento, cheio de energia e vontade de aprender em sua organização.

Para os educandos, a vantagem se estende a colocar o conteúdo visto em aula em prática e conhecer mais sobre a área escolhida. Muitas vezes, ele tem a primeira experiência profissional, adquire competências comportamentais próprias do ambiente corporativo e pode terminar a graduação já empregado. Certamente, estará um passo à frente dos demais.

O momento é de aprendizado, mas também de dedicação para tirar dessa vivência os melhores ensinamentos possíveis para trilhar uma trajetória de sucesso. Afinal, o intuito do programa é oferecer à juventude um espaço no mercado, a fim de transformar o país por meio da educação e empregabilidade. Todos ganham, principalmente o Brasil!

Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS