Brasil, 20 de Novembro de 2019

Como a terapia ocupacional pode ajudar crianças com atraso no desenvolvimento?

Crianças com autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral e outras condições podem se beneficiar pelo acompanhamento de um profissional

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde responsável por trabalhar a reabilitação humana focada nas ocupações. O objetivo é promover a autonomia dessas pessoas que, por razões específicas ou sociais, apresentam dificuldade de cumprir seus papéis ocupacionais na sociedade.

Uma das áreas de atuação dos profissionais é o desenvolvimento infantil. Crianças que têm ou já tiveram atraso em processamento sensorial, motor ou cognitivo, autismo, transtorno do desenvolvimento, síndrome de Down, paralisia cerebral, acidente vascular encefálico ou qualquer tipo de deficiência podem se beneficiar com o tratamento.

Os tipos de atividades desenvolvidas vão depender da condição da criança e da fase da vida em que ela se encontra. Em bebês, por exemplo, o profissional costuma trabalhar a postura e a sustentação da cabeça e tronco, com muitos estímulos de movimento através de brincadeiras, enquanto em crianças na fase escolar, o foco é na concentração, coordenação motora e treino da grafia.

“O objetivo do terapeuta ocupacional no trabalho com crianças é desenvolver suas habilidades para que ela tenha uma performance compatível com a sua idade, expandindo sua autonomia”, conta a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), professora Claudia Scolari.

Além de trabalhar a parte motora e social diretamente com o próprio paciente, o profissional pode utilizar o recurso da tecnologia assistiva, ou seja, o desenvolvimento e confecção de objetos personalizados que ajudem a criança a ter independência em suas atividades diárias, como escovar os dentes, comer, estudar e até brincar.

O profissional pode, ainda, orientar a família e professores com relação a estímulos ou outros tratamentos necessários, visitar a escola que a criança frequenta e manter contato constante com outros profissionais que trabalham no seu desenvolvimento, inclusive o pediatra.

O curso de Terapia Ocupacional da FSG está com as inscrições abertas. Para mais informações, clique aqui.

Sobre a FSG – A FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Reconhecida pelo seu protagonismo no desenvolvimento de propostas educacionais instigadoras, é referência no cenário da educação superior. Oferece centenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão presenciais e a distância. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP) e Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.fsg.edu.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS