Brasil, 20 de Novembro de 2019

O Colégio Salesiano Santa Teresinha promove um bate papo com o autor Manuel Filho

A iniciativa reforça a importância da literatura no ensino para o desenvolvimento e formação de cidadãos

De acordo com pesquisa feita pela empresa Picodi deste ano, os países onde mais frequentemente se compram livros são Turquia, Rússia e Espanha, o Brasil entra em oitavo lugar nesta lista. Pensando nisso, o Colégio Salesiano Santa Teresinha promove encontros com autores em diversas turmas, um método para estreitar a relação leitor-escritor, além de estimular à leitura.

Neste último dia nove de outubro, os alunos do sexto ano tiveram o autor Manuel Filho, escritor agraciado com o prêmio JABUTI 2008 e finalista da edição de 2016, para um bate papo e sessão de autógrafos. “Trazer autores para a sala de aula é uma atividade extremamente significativa. É um momento único que proporciona trocas de experiências, além de ser um estímulo à leitura, os encontros desmitificam e criam proximidade com o escritor”, explica a bibliotecária do Salesiano, Silvana Stocco.

Ainda de acordo com a pesquisa, 8% dos leitores só compram livros uma vez ao ano e apenas 6% compram livros uma vez por semana. Durante os encontros com os autores, se desperta o interesse dos alunos por este universo e se incentiva o hábito da leitura. “Sem a literatura não se tem memória, não se tem história, não se tem emoção. É ela que nos faz pensar, sentir, emocionar-se e ver o nosso mundo de diversas maneiras; a literatura é motor que nos impulsiona para a vida”, complementa a professora de língua portuguesa do Liceu Coração de Jesus, Analu Pandorf.

Segundo a Picodi, 46% os brasileiros compram livros por amar ler, 28% pelos estudos ou trabalho e 6% como presente, sendo que 77% de mulheres e 71% de homens compraram ao menos um livro no último ano. Para Pandorf, o hábito pode começar na infância, desde que se apresente a leitura como algo prazeroso e não de uma forma impositiva. “É nosso dever formar cidadãos para o mundo, e é na escola que podemos desmistificar essa imposição de forma lúdica, prazerosa e criativa. É mostrar que a literatura nos toca, nos move e nos impulsiona para caminhos diversos”, finaliza a professora.

Sobre o autor: Escritor agraciado com o prêmio JABUTI 2008 e finalista da edição de 2016, Manuel Filho possui mais de 40 livros publicados por editoras como Panda Books, Melhoramentos, Ática, Saraiva, Editora do Brasil, Mundo Mirim, Prumo, Paulus, Besouro Box, Escala Educacional, entre outras. A Fundação Dorina Nowill lançou em 2012 a primeira obra em Braille do autor, Agora é comigo, durante a 22ª Bienal do Livro de São Paulo e, em 2015, João e o pé de feijão. Viaja por todo o Brasil participando de feiras e encontros literários e ministrando oficinas literárias com regularidade. Atua também como cantor e ator. Escreveu para revistas, televisão e rádio. Nasceu na cidade de São Bernardo do Campo (SP) em 6 de março de 1968.

Sobre o Colégio Salesiano Santa Teresinha: Destaque como principal centro de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, o Colégio Salesiano Santa Teresinha (Rua Dom Henrique Mourão, 201 – Santa Terezinha) foi fundado em 1937, na Zona Norte de São Paulo. A instituição é centrada na metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, que se resumem em três dimensões: razão, espiritualidade e afeto – bases da proposta pedagógica de Dom Bosco, santo católico que atuou como educador de crianças e jovens no século XIX. Além dessa dimensão religiosa, o externato Santa Teresinha conta ainda com diversas atividades extracurriculares para desenvolver habilidades complementares aos ciclos da educação básica.

Notícias ::

Mais Itens ::