Brasil, 21 de Outubro de 2019

Chegou a hora da matrícula? 10 dicas para escolher uma nova escola para o seu filho

Saiba como tornar a decisão algo mais fácil e assertivo

Educar uma criança pode ser uma das responsabilidades mais difíceis da vida. Por isso, escolher a instituição que dividirá com você essa tarefa não é nada fácil. Tirar o filho do ambiente já conhecido? Procurar uma nova escola? Um método diferente de ensino? Essas são algumas dúvidas que regem a vida de todos os pais até a hora da decisão final. Mas com algumas regras essa escolha pode se tornar um pouco menos sofrida. Para facilitar, a pedagoga Marizane Piergentile, administradora Geral de Educação da Associação Paulista Sudeste do Colégio Adventista, que faz a gestão das unidades do Grande ABC, selecionou algumas dicas.

Inicie elaborando uma lista de prioridades do que busca na nova escola. O que realmente conta pontos para você: ambiente, quadro professores, cursos extracurriculares, estudo de outras línguas, etc. Com esta lista, já elimine as escolas que não se encaixam.

Atenção aos valores apresentados pela instituição. Procure por escolas que tenham projetos sociais e culturais ativos e que vão ao encontro com os valores ensinados em casa.

Muito mais do que as matérias curriculares, a instituição deve contribuir para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos. Procure escolas que atuem de forma humanizada e buscam compreender o particular de cada criança.

Contato com outras línguas e experiências. Atualmente é cada vez mais importante ter uma segunda língua e a educação infantil é a melhor fase para isso. Opte por instituições que prezem por esse ensino e ofereçam formas diferentes de aprendizado e contato com outras culturas.

Cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente. Escolha instituições que incentivem e pratiquem bons hábitos alimentares nas cantinas e eduquem quanto à importância dessa prática.

Busque compreender todos os métodos de adaptação dos alunos na nova escola. Programas de interações são vitais para que o estudante se sinta acolhido e parte do novo ambiente.

Para os maiores, a orientação vocacional e treinamentos para vestibular fazem toda a diferença no futuro do seu filho. Pode ser que esse não seja o momento, mas uma hora esse ponto será necessário e um diferencial.

Se informe quanto a segurança. Como é controlada a entrada e saída dos alunos, monitoramento das salas de aula e espaço de uso comum. Tudo isso te dará uma tranquilidade que refletirá em seu filho.

Aproximação entre a família e escola. Opte por uma instituição que ofereça um contato direto com as notas e situação acadêmica. Assim fica mais fácil se fazer presente no dia a dia.

Escute o seu filho. A opinião dele deve ter um grande peso na hora da decisão. É ele quem vai passar todos os dias naquele ambiente.

Colégio Adventista
Unidade Santo André I