Brasil, 21 de Outubro de 2019

Fatec Bragança Paulista informatiza acervo de museu municipal

Em parceria com a prefeitura, grupo de alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação cria software para catalogar e organizar cerca de três mil objetos

Estudantes do curso superior tecnológico de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Bragança Paulista estão contribuindo com a organização e democratização do acesso ao acervo do Museu Municipal Oswaldo Russomano, uma das principais atrações turísticas da cidade.

Por meio de parceria com a prefeitura, o grupo está informatizando aproximadamente três mil peças expostas no espaço. São objetos pessoais de nomes importantes da história do município, que retratam a época dos barões do café, dos constitucionalistas e a presença indígena, entre outros.

“O trabalho começou com os estudantes conhecendo o acervo e os funcionários do museu”, explica a coordenadora do curso e orientadora do projeto, Cristina Becker. “Esse contato inicial foi fundamental para que eles entendessem as necessidades práticas, as demandas do dia a dia de quem trabalha e visita o museu.”

O software desenvolvido pelos alunos permite o cadastro detalhado das peças: imagens, dimensões, estado de conservação, doador e histórico, entre outras informações. Desta forma, facilita a identificação e localização de determinado item.

“Estudamos quais seriam as principais funcionalidades que o programa deve ter para tornar o trabalho mais ágil e eficiente”, afirma um dos estudantes, Kevin Bueno. Orientado por Cristina, ele desenvolveu o projeto como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), junto com Lucas de Lima, Lucas Pacheco, Rodrigo Rodrigues e Thais Mendonça.

“A eliminação das fichas de papel vai economizar muito tempo na hora de cadastrar e localizar determinada peça. Será uma tecnologia muito útil na montagem de uma exposição, por exemplo”, diz a coordenadora do museu, Alzira Mendonça. A doação do software ao município está prevista para o final de outubro.

Continuidade

Neste segundo semestre, já está em prática uma nova fase da parceria, que prevê o desenvolvimento de um aplicativo para consulta do acervo. A ideia é que gradualmente o acesso às informações seja disponibilizado ao público externo. “A parceria rende várias oportunidades de desenvolvimento de sistemas e aplicativos com benefícios tanto para o museu quanto para os estudantes, que aplicam os conhecimentos na solução de problemas reais”, avalia Cristina.

Para a coordenadora do curso técnico de Museologia da Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, da Capital, Cecília Machado, a criação de bancos de dados digitais é fundamental. “Quanto mais fácil o acesso, maior é a garantia da permanência dos objetos como patrimônio. Não se trata apenas de preservar as peças, mas de contextualizar a história por trás delas.”

Arte sacra e objetos pessoais de nomes importantes da história do município fazem parte do acervo do museu

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 85 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS