Brasil, 14 de Outubro de 2019

“O uso intensivo de tecnologia na educação formal é só uma questão de tempo”, diz especialista

Lars Janér será um dos painelistas no Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação, que ocorre neste sábado, em Paulínia (SP)

Realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial, games, vídeos e microlearning são tecnologias e metodologias já difundidas na educação corporativa. No ensino formal há alguns cases de escolas brasileiras que utilizam ferramentas digitais em seus projetos pedagógicos, mas ainda são exceções. “Vemos uma mudança de mentalidade em curso. O uso intensivo de tecnologia na educação formal é só uma questão de tempo”, acredita Lars Janér, CCO do DOT digital group, referência em tecnologias para educação no Brasil. O especialista será um dos painelistas do 3º Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação, que ocorre neste sábado, 14 de setembro, em Paulínia (SP).

O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores – IBFE, é voltado a educadores, gestores educacionais, docentes e estudantes universitários de cursos de graduação e pós-graduação em educação. Janér é um dos convidados do painel de abertura, Futuro e Tendências na Educação, junto com Eliane El Badouy, especialista em futuro e tendências e Maria Helena Castro, conselheira do Conselho Nacional de Educação e presidente da Comissão de Formação de Professores. “Vamos mostrar como a tecnologia pode ser usada por diferentes perfis de alunos e em diferentes cenários para acelerar o processo de aprendizagem”, adianta Janér.

O especialista cita o case do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Goiás que, em agosto passado, começou a usar um simulador na disciplina de Mecanização Agrícola. A solução, desenvolvida pelo DOT, funciona com um computador e um óculos de realidade virtual e simula uma oficina mecânica para tratores agrícolas. No ambiente, são feitos exercícios de manutenção dos sistemas de lubrificação, arrefecimento e filtro de combustível. A ferramenta gera economia de insumos para o Senar, proporciona maior segurança aos alunos ao eliminar riscos de operação e, principalmente, acelera a aprendizagem por meio de uma plataforma imersiva.

“Aprendemos melhor quando vivenciamos experiências. Por isso, os simuladores e sistemas interativos são grandes tendências”, destaca Janér. De acordo com a IDC, a venda de equipamentos para Realidade Virtual e Realidade Aumentada deve alcançar 65,9 milhões de unidades em 2022. Em 2018 foram 8,9 milhões. A RV faz com que o participante vivencie situações no treinamento e experimente o conteúdo técnico. Na RA, elementos digitais podem ser vistos sobre um ambiente real por meio de dispositivos como a câmera do celular.

A inteligência artificial é outra tendência tecnológica que ainda tem muito espaço para avançar na educação formal. “Por meio dela, é possível esclarecer dúvidas pontuais de forma ágil, dar feedback imediato e acompanhar em tempo real a evolução e o desempenho do aluno”, explica Janér. De acordo com a Gartner, a inteligência artificial será uma das tecnologias mais disruptivas na próxima década, com crescimento de 62% em 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS