Brasil, 19 de Setembro de 2019

Pró-Reitor da FGV expõe as marcas e objetivos do vestibular 2020

  • Escrito ou enviado por  João Bettencourt
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Brasil é o 12º no mundo em produção científica, mas benefícios não alcançam o cidadão

Inserção internacional, compromisso com o mérito e diversidade são as marcas do Vestibular FGV 2020 e os valores que a Fundação projeta em seu futuro. O objetivo é atrair e formar a inteligência brasileira, de todos os Estados, de todas as origens, gêneros e renda. É a mensagem transmitida pelo Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da Fundação Getulio Vargas, Antonio Freitas: "A FGV é uma instituição nacional, que busca a excelência. Nossos alunos têm diferentes experiências de vida e contextos sociais, mas são acolhidos e preparados para assumir posições de relevo, no Brasil e no mundo". Confira abaixo a entrevista na íntegra.

O que o senhor destacaria no vestibular da FGV, esse ano?

Antonio Freitas: A diversidade e a busca pela excelência internacional são marcas da graduação da FGV e do vestibular desse ano. O vestibular da Fundação está alinhado ao que se faz nas principais instituições de ensino do mundo. O nosso objetivo é selecionar os melhores, não somente pelo conhecimento acadêmico, mas em uma avaliação completa de seu potencial como indivíduos. É fundamental ressaltar esse ponto. Por isso, além dos testes escritos, realizamos entrevistas e algumas Escolas da FGV fazem inclusive dinâmicas de grupo. Proporcionamos bolsas de estudo conforme mérito e demanda social e temos o acolhimento e o incentivo aos estudantes de todos os níveis de renda, de todos os gêneros, de todas as origens como diretrizes essenciais.

Por outro lado, uma vez que o aluno ingresse na FGV, terá acesso a um programa que abrirá as portas para carreiras de sucesso dentro e fora do Brasil. E, ao mesmo tempo, que formará pessoas capazes de contribuir para o desenvolvimento do país e imbuídas desse compromisso. Essa é a missão da FGV. Não à toa, há uma quantidade considerável de políticos e nomes públicos atuando no cenário nacional e internacional, formados pela Fundação.

Quais são as prioridades para o futuro? Há novidades?

AF: Nesse contexto, da busca pela excelência e da diversidade, queremos ampliar a atração de alunos de todas as partes do país. Deixar claro que as portas da FGV estão abertas. Hoje temos centenas de estudantes que recebem bolsas de estudo acompanhadas de auxílios estudantis, de modo a permitir que se dediquem em tempo integral. Há um apoio enorme, por exemplo, para jovens que participam das Olimpíadas de Matemática, verdadeiros celeiros de inovação.

Queremos que esse processo se amplie decisivamente em todos os estados do Brasil, que jovens do Amazonas, do Pará, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, de qualquer estado, independentemente das condições financeiras, sintam que, se quiserem, têm a possibilidade de vir para a FGV. Podem fazer o vestibular direto, mas também podem fazer o Enem. Não importa onde estejam. A Fundação Getulio Vargas é uma instituição nacional. Essa é a mensagem que queremos enfatizar.

A FGV tem um programa de inscrições gratuitas para alunos advindos do ensino médio. Essa iniciativa é parte desse processo? E como esse objetivo se associa a um sistema de avaliação que busca a inclusão?

AF: É parte desse processo, com certeza. O aluno que tiver mérito e vontade não deixará de estudar na FGV.

No âmbito da avaliação, esse propósito se manifesta no privilégio ao raciocínio lógico, de acordo com o que se faz de mais atual e eficiente no mundo. Não tem decoreba. Muitas vezes inclusive, abrimos mão, em nosso processo seletivo, de fórmulas ou de estruturas muito rígidas. Trazemos, então, problemas matemáticos que podem ser muito complexos, mas que são resolvidos através do raciocínio. O mesmo em relação à escrita. O essencial, mais do que saber determinada regra de cabeça, é escrever algo interessante, original.

Uma das características muito citadas por analistas, professores e alunos da FGV é a combinação de um ensino de excelência com um olhar ligado aos desafios do mercado. O estudante que entrar na FGV pode esperar essa filosofia?

AF: Essa é uma característica que existe e vai se acentuar. É uma necessidade do país, que tem produção científica alta. Estamos em 12º lugar no mundo nesse aspecto. Mas isso é no papel. Quando buscamos verificar qual o benefício que essa produção trouxe para a sociedade, o cenário se altera. Ficamos abaixo da média mundial e mesmo da América Latina, atrás de países como Uruguai, Colômbia e Peru, nos quais a pesquisa, ainda que exista em menor volume, gera maior impacto para o cidadão. Temos menos patentes, menos pesquisas que gerem empregabilidade, menos competitividade. Mudar esse quadro é uma tarefa do Estado brasileiro, mas é um trabalho que a FGV encampa. Já fazemos e vamos procurar fazer cada vez mais, tanto na graduação quanto no mestrado e no doutorado ter esse balanço entre excelência acadêmica e mercado, na estrutura dos cursos e no próprio quadro de professores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS