Brasil, 19 de Setembro de 2019

Eniac sedia etapa nacional da maior olimpíada de robôs do mundo

• Escrito ou enviado por  Amanda Lima
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Instituição recebe o World Robot Olympiad e estudantes têm oportunidade de se classificar para a Etapa Internacional na Hungria

O Colégio Eniac irá sediar a maior olimpíada de robôs do mundo, o World Robot Olympiad (WRO), que ocorre no dia 14 de setembro, entre 8h e 18h. Jovens a partir de dez anos competem na classificatória para a Etapa Internacional na Hungria. O evento tem como objetivo estimular atividades relacionadas a ciência e tecnologia nas escolas, além de contribuir para a integração e processo de aprendizagem dos jovens.

O WRO reúne jovens de todo o mundo para desenvolver habilidades de resolução de problemas a partir de competições de robótica desafiadoras e educacionais. Escolas são convidadas a formar equipes de três alunos, que competem em duas modalidades para criar, projetar e construir modelos de robôs que desempenhem a função proposta no desafio. O tema da temporada 2019 é Smart Cities, e estão previstos desafios sobre governança, local de trabalho e educação.

As equipes participam das modalidades Open e Regular. Na primeira, os alunos devem construir e programar robôs que representam o tema da competição. Na categoria Regular, os participantes devem construir e programar robôs que solucionem um determinado desafio, como projetar um robô que possa substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes. Nesta modalidade, as equipes se dividem em Elementary (de 10 a 12 anos), Junior High (de 13 a 15 anos) e Senior High (de 16 a 20 anos).

“O ensino de robótica é algo bastante presente nos programas curriculares do Colégio Eniac, e estimulamos fortemente o uso de espaços como o MediaLab e FabLab. Acreditamos que essa plataforma é essencial para estimular a criatividade e a desenvoltura dos estudantes ao enfrentar desafios e solucionar problemas”, comenta Sebastião Garcia Junior, professor do Colégio Eniac e do Centro Universitário Eniac. “Para nós, sediar uma competição deste calibre é uma honra e o sinal de que estamos no caminho certo”, completa.

No ano passado, o Eniac foi palco da 4ª edição do Torneio Internacional de Robôs (TIR) pela primeira vez no estado de São Paulo, e teve a participação de equipes do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

SOBRE O ENIAC

Fundado em 1985 como escola técnica, ao oferecer cursos na área de microinformática, o Eniac é uma instituição de ensino que tem como premissa utilizar a inovação tecnológica a serviço da aprendizagem. Atua na educação básica e ensino técnico profissionalizante, passando pelo ensino médio integrado ao técnico. Desde 2002 atua no ensino superior, quando fundou a Faculdade Eniac, que proporciona aos alunos aprendizado dinâmico, independente e adaptado à realidade contemporânea. Em 2016 foi reconhecida pelo MEC como Centro Universitário.

O Grupo Eniac tem como missão educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho e responsáveis com o meio ambiente. Recentemente, firmou parceria e se tornou case da Google e da Amazon Web Services (AWS), consolidando-se como uma referência em tecnologia e inovação na educação básica e superior no Brasil. Em seu campus, localizado na cidade de Guarulhos (SP), trabalham cerca de 450 colaboradores, entre docentes e profissionais responsáveis por questões administrativas.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS