Brasil, 23 de Setembro de 2019

Centro de Ecofisiologia busca ampliar parcerias de pesquisa

  • Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Anúncio foi feito pela coordenadora Dra. Adriana Lima Moro durante a inauguração do novo prédio, próximo do Centro de Bioenergia

Ao inaugurar o novo prédio do Centro de Estudos em Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista (Cevop), a coordenadora Dra. Adriana Lima Moro anunciou estar de portas abertas e em buscas de novas parcerias de pesquisa. Aliada aos recursos humanos e à infraestrutura em equipamentos, a nova estrutura física possibilita ampliar as atividades.

A inauguração ocorreu na da tarde dessa quinta-feira (5) no campus II da Unoeste. O atual prédio fica próximo ao Centro de Estudos Avançados em Bioenergia e Tecnologia Sucroalcooleira (Centec), sendo que entre os dois centros estão instaladas casas de vegetação destinadas a experimentações agrícolas.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi disse que o Cevop é um exemplo de um centro de pesquisa e inovação bem estruturado e com serviços qualificados. Qualificação atestada pela parceria com Stoller do Brasil na condição de líder mundial em fisiologia e nutrição vegetal.

A multinacional de origem norte-americana tem no Cevop uma de suas fontes de pesquisa para potencializar a produtividade de plantas agrícolas, visando a elaboração de protótipos que, ao ser aprovados, são transformados em novos produtos. A parceira com a Stoller foi iniciada em 2014.

Naquela ocasião havia o Laboratório de Inteligência em Plantas e Ecofisiologia “Ulrich Lüttge” (Lipeul), que deu origem ao Cevop e pelo qual respondia o Dr. Gustavo Maia Souza, pesquisador citado por Adriana na inauguração do novo prédio e para quem foram dados os méritos de ter iniciado algo que tem apresentado excelentes resultados.

A Stoller esteve representada pela coordenadora da pesquisa e inovação Pamela Favaro além de Ana Cláudia Macedo, da equipe de pesquisa e desenvolvimento. Para Guelfi, parceria como a da Stoller é o que permite atingir o mercado, causando impacto social e econômico de qualidade.

“Agradecemos a essa admirável empresa multinacional por acreditar em nossos colegas pesquisadores confirmando a qualidade dos trabalhos científicos desenvolvidos aqui na Unoeste”, disse o pró-reitor, que juntamente com a coordenadora, agradeceram também os investimentos feitos pela universidade através da Reitoria.

Agradecimentos foram feitos ainda ao Departamento de Obras (DPO), representado pelo responsável pela gerência de apoio e serviços Gabriel Vendrame. Adriana afirmou que as novas instalações contemplam uma infraestrutura adequada ao desenvolvimento de ciência pura e aplicada na área de produção vegetal e ecofisiologia de sistemas ambientais.

A atual equipe do Cevop é composta pelos professores pesquisadores doutores Adriana Lima Moro, Suzana Chiari Bertolli, Ana Claudia Pacheco, Willyam de Lima Vieira e Hilton Fabrício Vitolo, todos presentes na inauguração. São eles os responsáveis pelas pesquisas em desenvolvimento que envolvem alunos da pós-graduação e da graduação.

Existem duas pesquisadoras vinculadas ao Cevop em programa de pós-doutorado que são Inaê Braga Reis e Kézia Aparecida Guidorizi. São duas alunas de mestrado,

Camila Hatsu Pereira Yoshida e Carolina Cabral; e de doutorado, Viviane Cacefo. Em iniciação científica são: Ítalo Rafael de Freitas, Bruna Spolador, Hélida Regina Sala, Bruno Picoli, Daniele Silva Sukert, Ester Geronimo, Mateus Coser e Giovani Miranda.

Os dois programas de pós-graduação stricto sensu mais diretamente envolvidos são de Agronomia, cujo coordenador, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, esteve presente na inauguração, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, ambos com oferta de mestrado e doutorado e que recebem pesquisadores de pós-doutoramento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS