Brasil, 13 de Novembro de 2019

UIA2020RIO vai premiar trabalhos de estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo de todo o Brasil

Edital da Mostra e Prêmio Nacional “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” já está disponível. Melhores trabalhos serão expostos no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, em julho de 2020

Estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo de todo o país terão uma oportunidade única de apresentar seus trabalhos a profissionais do mundo inteiro durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontece no Rio de Janeiro entre 19 e 23 de julho do ano que vem. É a Mostra e Prêmio Nacional “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, cujo edital já está disponível. Clique aqui para conhecer as regras e o cronograma.

O prêmio está dividido em duas categorias. A primeira contempla Trabalho Final de Graduação (TFG) ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esses projetos precisam ser individuais e não podem ser exclusivamente teóricos. É necessário também que seja indicado um professor orientador.

Já a segunda, voltada para docentes, vai se dedicar a práticas pedagógicas inovadoras aplicadas ao ensino de Arquitetura e Urbanismo. Nessa categoria são válidas atividades apresentadas por mais de um professor, embora um deles (e mais um aluno) deva ser indicado como interlocutor com a organização da mostra.

Nas duas categorias, os trabalhos devem ser pertinentes a um dos quatro eixos temáticos do UIA2020RIO: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; Transitoriedade e Fluxos. Lembrando que esses eixos são interconectados e permitem abordagens dentro de um amplo espectro de desafios da Arquitetura e do Urbanismo.

Os trabalhos selecionados pelas comissões julgadoras serão divulgados em 13 de julho do ano que vem, e a Mostra será aberta já no dia seguinte, com a entrega dos prêmios e certificados durante o UIA2020RIO. São esperados mais de 20 mil participantes no Congresso. As inscrições para participar do UIA2020RIO já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento.

A Mostra e Prêmio Nacional “Um só mundo. Todos os mundos. Arquitetura 21” para Estudantes e Docentes de Arquitetura e Urbanismo é uma iniciativa do Comitê Organizador do UIA2020RIO, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), com apoio da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro CAU/RJ por meio da sua Comissão de Ensino e Formação (CEF/RJ). O evento se desenvolverá no âmbito do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO e das atividades da Capital Mundial da Arquitetura, título outorgado à Cidade do Rio de Janeiro em 2020, pela UIA e pela UNESCO.

RIO CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

Notícias ::

Mais Itens ::