Brasil, 22 de Setembro de 2019

Intercâmbio: experiência para graduação e para a vida

  • Escrito ou enviado por  Rafael Leonel
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Estudante de Engenharia do Triângulo Mineiro conta como foi viver cinco meses na Europa.

A procura por programas de intercâmbio tem crescido entre os jovens nos últimos anos. Estudar em outro país, conhecer outras culturas e aprender algo novo é um sonho para muitos universitários. Segundo a agência Brazilian Educational & Language Travel Association - Belta, somente em 2017, o número de estudantes brasileiros fora do território nacional foi de 302 mil pessoas. Um aumento de 23% em relação ao ano anterior.

Um exemplo dessa procura é o estudante do curso de Engenharia Ambiental da Uniube, Jonas Inácio Faria Neto. O graduando conseguiu uma bolsa por meio do Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas e teve a oportunidade de estudar, durante cinco meses, na Universidade do Porto, em Portugal. “Cursei quatro matérias dos cursos de Engenharia do Ambiente e Química, sendo elas: Caracterização de Efluentes e Resíduos, Laboratório de Engenharia do Ambiente III, Tecnologia Ambiental e Tecnologia e Sistemas de Tratamentos de Água”, conta Jonas.

As áreas de maior procura para intercâmbios, segundo a Belta, são: cursos de idiomas, programas de férias, cursos profissionalizantes, graduação, estágio e pós-graduação. De acordo o coordenador do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Uniube, professor Leonardo Assis, experiências como a de Jonas ajudam, além do desenvolvimento do próprio aluno, a fortalecer laços entre a universidade com a comunidade internacional, levando o nome da educação brasileira para o mundo.

Atualmente, a Uniube não conta com um programa de intercâmbio próprio, mas trabalha com parcerias em vários países, como as políticas de acolhimento. “Atualmente dispomos de um convênio de cooperação que prevê a concessão de descontos para alunos bolivianos, indicados pela Asociación Boliviana de Criadores de Cebu - Asocebú Bolívia. Há planos para expansão de convênios nesse molde para outras associações em países da América Latina e Caribe”, afirma Leonardo.

A maior parceria da Uniube, atualmente, é o Programa de Bolsas Santander Universidades. Por meio dele, os alunos participam de processos seletivos para realização do intercâmbio em países ibero-americanos, em que é oferecido um auxílio de três mil euros (cerca de 13 mil reais) na cotação de agosto de 2019.

A quantia de bolsas disponibilizadas anualmente é variável, segundo a política de gestão do patrocinador, ou seja, o banco. Na edição deste ano, por exemplo, foram concedidas cinco bolsas, uma a mais em comparação às oferecidas em 2018. “O aluno faz sua inscrição no Aplicativo do banco Santander e atende aos requisitos do edital que disciplina o processo seletivo. Toda a documentação do candidato é entregue no Escritório de Relações Internacionais (ERI) e a seleção é feita por docentes integrantes desse escritório e, também, por docentes que constituem a Comissão de Relações Internacionais (CORI)”.

“A partir da documentação de comprovação da condição socioeconômica e acadêmica do candidato, há a atribuição de pontuação conforme critérios estabelecidos pelo edital. Essa pontuação é utilizada como critério de ranqueamento dos candidatos. Aqueles que obtiverem maior pontuação são convidados para uma entrevista com os membros do ERI/CORI e, por fim, o resultado é divulgado em edital próprio”, finaliza Assis.

Por se tratar de pouca oferta para muita demanda, o processo acaba sendo um pouco cansativo, mas, segundo Jonas, vale a pena o esforço. “Sempre tive vontade de participar de um intercâmbio, antes mesmo de entrar na universidade. Um dos critérios que utilizei para escolher a universidade foi se ela oferecia oportunidade de mobilidade internacional”.

Para o estudante, cada parte do processo gera grande expectativa e o retorno é gratificante. “Sempre pensamos que não vamos nos encaixar no programa, ou que não saberemos viver em outro país sozinhos, sem falar a língua direito, numa rotina diferente, mas tudo isso vale a pena no final. E assim que tiver uma oportunidade, quero voltar para Portugal”, finaliza o estudante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS