Brasil, 25 de Agosto de 2019

Museu de Arte do Rio – MAR abre inscrição para curso de formação gratuito voltado para jovens

Percursos Formativos é um projeto-piloto de formação cultural e introdução profissional na cadeia produtiva dos museus, que vai oferecer bolsas de R$ 1.200,00 para jovens entre 16 e 21 anos, egressos da rede pública de ensino.

Inscrições de 07 a 18 de agosto (ou até atingir 350 inscrições)

O Museu de Arte do Rio, sob a gestão do Instituto Odeon, abriu na última quarta-feira (7) as inscrições para o curso Percursos Formativos, um projeto-piloto de formação cultural e introdução profissional na cadeia produtiva dos museus. Serão selecionados 15 jovens, de 16 a 21 anos, que queiram ingressar na cadeia produtiva dos museus ou atuar de forma geral nos campos da arte e da cultura. Os participantes ainda vão receber bolsas de estudo no valor de R$1.200,00 no decorrer dos cinco meses de duração do curso.

Para participar, é preciso estar dentro da faixa etária e estar matriculado, ou ter concluído o ensino médio nos últimos dois anos, em escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual ou federal do Rio de Janeiro, nos turnos da manhã ou da noite. A formação está aberta a pessoas surdas e com deficiências físicas.

O edital prevê oficinas, aulas, palestras, visitas a instituições, ateliês e museus, entre outras atividades. O projeto conta com a participação de profissionais do MAR e também de professores convidados de diversas áreas como Curadoria, Pesquisa, Educação Museal, Comunicação, Letras, Design, Museologia e Produção Cultural. Ao final de quatro meses de formação, os alunos desenvolvem um projeto cultural coletivo, concebido e executado com a orientação dos professores e profissionais do MAR, para integrar a programação do museu.

“Esse é um processo de formação inédito que visar promover a democracia cultural por meio da abertura de espaços de formação, criação e trabalho para jovens egressos da rede púbica de ensino, uma vez que o campo da arte e dos museus é historicamente muito elitizado”, complementa Izabela Pucu, Coordenadora de Educação do MAR.

“Seu grande diferencial em relação aos demais processos de introdução profissional para jovens é a oportunidade que esses jovens terão de sair dos percursos com uma formação cultural consistente”, reforça Evandro Salles, Diretor Cultural do MAR.

Todo o processo será registrado semanalmente por meio de um website, que funcionará também como ferramenta nos processos de autoavaliação pelos participantes, no trabalho de professores e da coordenação pedagógica. Uma pequena brochura será editada como parte das ações que documentam o projeto.

As inscrições vão até 18 de agosto e as aulas serão realizadas entre os dias 3 de setembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020, com atividades de terça feira a sábado, das 14h às 18h, inclusive nos feriados. As inscrições são exclusivamente online e devem ser feitas no site do MAR: www.museudeartedorio.org.br. Mais informações pelo e-mail .

O Museu de Arte do Rio – MAR

Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master, a Bradesco Seguros como patrocinadora, o BNDES como apoiador financeiro e a Rede D'Or São Luiz como apoiadora de exposições por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Dataprev, TNA, Grupo In Press e BNY Mellon por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e do Machado Meyer Advogados via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização do Ministério da Cidadania e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Museu de Arte do Rio – MAR

Praça Mauá 5, Centro.

Mais informações pelo telefone (+55 21) 3031-2741 ou pelo site www.museudeartedorio.org.br

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS