Brasil, 24 de Agosto de 2019

95% dos professores brasileiros acreditam que trazer a tecnologia para a sala de aula prepara os estudantes para o futuro

Pesquisa inédita feita pelo Google mostra o posicionamento de pais e professores quanto ao uso da tecnologia na sala de aula

O Google apresenta nesta quarta-feira (14/08) a pesquisa Challenger que analisa o posicionamento de pais e professores quanto ao uso da tecnologia na sala de aula. A apresentação aconteceu durante o Inovar para Brasil, evento que reúne os principais líderes na área da educação para compartilharem experiências.

Segundo o levantamento, inédito no Brasil, 82% dos professores estão preocupados com a equidade de acesso quando se trata de tecnologia nas escolas. Já 91% dos pais acreditam que a tecnologia na sala de aula torna o aprendizado mais envolvente. O Google e o instituto de pesquisa YouGov entrevistaram, por meio de formulário on-line, 300 educadores e 500 pais de alunos. As entrevistas contemplaram professores e responsáveis por estudantes da educação primária e secundária, de escolas públicas, privadas e também em instituições sem fins lucrativos, mantidas por ONGs e fundações em todas as regiões do país. A pesquisa focou, também, no engajamento dos alunos, eficiência e uso do tempo, habilidades do futuro e equidade e acesso à educação de qualidade.

“A pesquisa tem como objetivo compreender melhor as visões atuais de pais e educadores no que se refere à tecnologia nas escolas, dissipando o mito de que há uma relutância por parte deles em adotá-la na sala de aula”, afirma Daniel Cleffi, líder do Google for Education para América Latina.

Confira, abaixo, alguns resultados da pesquisa:

Para os professores:

- 95% acreditam que trazer a tecnologia para a sala de aula prepara os estudantes para o futuro;
- 82% estão preocupados com a equidade de acesso quando se trata de tecnologia nas escolas;
- 77% apontam que o maior desafio é envolver os alunos;
- 95% concordam que trazer a tecnologia para a sala de aula pode tornar o aprendizado mais atraente para os alunos;
- 60% dizem que não têm tempo suficiente para fazer tudo que é necessário;
- 90% concordam que a tecnologia pode ajudá-los a economizar tempo;
- 81% acreditam que a parte mais importante do seu trabalho é ensinar aos alunos as habilidades do futuro;

Para os pais:
- 91% acreditam que a tecnologia na sala de aula torna o aprendizado mais envolvente;
- 88% acreditam que a tecnologia ajuda os estudantes a reterem informação;
- 74% concordam que a tecnologia permite que alunos aprendam em seu próprio ritmo;
- 47% acham que a tecnologia é atualmente utilizada da melhor forma para beneficiar a aprendizagem dos alunos.

Sobre Google For Education

Há dez anos, o Google trabalha com educadores para criar programas, aplicativos e dispositivos para o uso em sala de aula.

O ecossistema que cerca o Google for Education (G Suite, Chromebooks e aplicativos) está prosperando com mais de 25 milhões de alunos usando Chromebooks e 80 milhões utilizando G Suite for Education ao redor do mundo.

A tecnologia simples do Google for Education possibilita aos educadores manter o aprendizado personalizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas. Já os alunos se beneficiam com a facilidade da plataforma e ganham mais tempo para aprendizagem.

Mais informações: ou

Notícias ::