Brasil, 15 de Dezembro de 2019

Professores e alunos de todo país participam da grande final da 11ª Olimpíada de História neste final de semana, na Unicamp

Final ocorre nos dias 17 e 18 de agosto, na Unicamp, em Campinas-SP; mais de 1,2 mil alunos de todo o país estão na final

Alunos e professores de todo o país desembarcam em Campinas-SP no próximo fim de semana, 17 e 18 de agosto, para a grande final da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ao todo, 1,2 mil participantes de todos os estados brasileiros estarão na final.

Foram convocadas para a final da competição 314 equipes que chegam nesta etapa após participarem de seis fases online durante os meses de maio e junho. Os grupos são formados por três alunos do Ensino Médio ou do 8º e 9º anos do Fundamental, além de um professor de História. A competição é aberta para escolas públicas e particulares.

Na grande final, os participantes realizarão uma prova dissertativa na manhã de sábado (17). Já o anúncio dos medalhistas ocorrerá na manhã do domingo (18), no Ginásio da Unicamp, em uma cerimônia emocionante que conta com a presença de autoridades, familiares, historiadores de relevância nacional, além de um divertido show de rock.

Neste ano, a ONHB teve a participação de 73 mil inscritos de todos os estados, o que corresponde a 18,5 mil equipes. O Ceará é o que conta com maior número de finalistas (90 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (74 equipes); São Paulo (37 equipes); Pernambuco (36) e Bahia (27). Somente os quatro estados nordestinos correspondem juntos a 72% do número total de participantes da final.

Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, a final presencial permite que alunos e professores vivam experiências significativas e conheçam pessoas de vários lugares do país. “Todos têm a oportunidade de conhecer também uma universidade importante e que é referência, como a Unicamp. Esta é a primeira vez que muitos saem de suas cidades e estados e sempre é um momento inesquecível e marcante.”

Na cerimônia serão distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação das equipes. Os demais participantes recebem medalhas de honra ao mérito.

Como funciona a Olimpíada de História

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. É composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas são respondidas pelos participantes por meio de debate, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. O método, totalmente inovador, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa e análise de textos, imagens e mapas. Dessa forma, a ONHB consolida-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.

Serviço:
Prova: dia 17/08, das 9h às 12h
Local: Prédio Básico II – Unicamp. Rua Sérgio Buarque de Holanda, 290. Cidade Universitária Zeferino Vaz.
Premiação: dia 18/8, das 8h às 13h
Local: Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. Rua Elis Regina, Cidade Universitária Zeferino Vaz.

Notícias ::

Mais Itens ::