Brasil, 25 de Agosto de 2019

YDUQS alcança maior base de alunos da história no segundo trimestre

- EAD cresce 20% em um ano; número de polos triplica em dois anos


- Escola de Medicina já representa 9,2% da receita líquida; número de alunos pode triplicar em nove anos
- Sólido desempenho financeiro: margem EBITDA de 35,7%

A YDUQS (B3: YDUQ3 | ADR: YDUQY), um dos maiores grupos educacionais do país, comunicou à Comissão de Valores Mobiliários seus resultados relativos ao segundo trimestre de 2019.

Ao final do segundo trimestre, a YDUQS alcançou a maior base de alunos de sua história – 576 mil alunos, um crescimento de 3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Num momento marcado pela retomada lenta da economia e pela contínua queda no Fies (programa federal de financiamento estudantil), esse desempenho chancela a força da YDUQS e sua combinação única de ensino acessível e de qualidade. Descontado o efeito do encolhimento do Fies, a base de alunos cresceu 10% no período.

Duas alavancas de crescimento da YDUQS foram destaques do trimestre – os segmentos de Ensino a Distância (EAD) e Medicina. A base de alunos do EAD chegou a 248 mil no trimestre (20% a mais que ano passado), e o número de polos alcançou 674 (o triplo de dois anos atrás). Com modelo educacional único e 100% disponível no celular, o EAD da YDUQS é o que mais cresce no país. O segmento flex, que une o ensino a distância e atividades presenciais, segue crescendo em ritmo acelerado – a expansão no segundo trimestre foi de 61%, e hoje os alunos flex representam 17% da base de graduação.

Com resultados crescentes, a escola de Medicina representa um enorme potencial para os próximos anos. Hoje, a YDUQS tem 3.841 alunos de medicina, 8% a mais que no final de 2018, e, no melhor cenário, essa base pode crescer até 13.000 alunos nos próximos nove anos. Atualmente, o grupo oferece o curso em 8 campi e chegará a 12 unidades com a expansão do programa Mais Médicos II. A receita líquida dos cursos de medicina cresceu 19% no semestre e somou 174 milhões de reais, ou 9,2% do total. O sucesso da Medicina é símbolo da transformação do ensino presencial da YDUQS, que tem aumentado as ofertas de cursos nas áreas de Saúde e Engenharias.

Trimestre após trimestre, a YDUQS comprova a robustez de seu desempenho operacional e financeiro. A margem bruta alcançou 58,4%, enquanto a margem EBITDA chegou a 35,7%. No mesmo período, o custo por aluno da YDUQS caiu 5%. Essa economia foi obtida sem sacrificar a qualidade do ensino, pilar do modelo de negócios da companhia: no trimestre, os índices de retenção cresceram um ponto percentual tanto no Presencial (86%) quanto no EAD (82%). “Após uma captação recorde no primeiro semestre, conseguimos aumentar nossos índices de retenção, uma demonstração de que estamos conseguindo combinar o aumento na eficiência à melhoria dos serviços oferecidos aos nossos alunos”, diz José Aroldo Alves Júnior, vice-presidente de Mercado da YDUQS. Nos últimos dois anos, 84% dos cursos da YDUQS tiveram nota 4 ou 5 nas avaliações do MEC.

O lucro líquido da YDUQS foi de 195 milhões de reais no trimestre (a queda de 18% no indicador é explicada pelo peso de itens não-recorrentes no resultado do segundo trimestre de 2018). O lucro no primeiro semestre cresceu, por sua vez, 3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Nos últimos anos, conquistamos uma solidez financeira que nos permite iniciar uma etapa de crescimento acelerado”, diz Eduardo Parente, presidente da YDUQS. “Temos a maior base de alunos da nossa história, o melhor EAD do mercado, oportunidades enormes em Medicina e fôlego financeiro para aproveitar oportunidades de aquisição que surgirem”.

Ao fim do trimestre, a YDUQS tinha 718 milhões de reais em caixa e uma dívida líquida próxima de zero. A YDUQS projeta um investimento total de 330 milhões de reais ao longo de 2019, fundamental para a contínua melhoria dos nossos serviços – esse CAPEX é concentrado na infraestrutura das unidades e na expansão da grade de cursos.

Em julho, a Estácio Participações anunciou ao mercado que passaria a se chamar YDUQS. Mais que uma simples mudança de nome, a criação da YDUQS reflete um novo modo de pensar o negócio, capturando oportunidades em segmentos do mercado educacional, concentrando esforços em negócios que já existem (como a escola de Medicina) e mudando a estratégia de aquisições, que passa a contemplar marcas com posicionamentos diferentes daquele que consagrou a marca Estácio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS