Brasil, 26 de Agosto de 2019

Inscrições abertas de curso gratuito disponibilizado pela Fiocruz

Crédito: Agência Educa Mais Brasil Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Curso de Introdução à Divulgação Científica

Disponível para qualquer pessoa que tenha interesse na temática, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso Introdução à Divulgação Científica. A formação é 100% online e gratuita. Por ser realizado no formato MOOC, não há limite para número de alunos. A inscrições, que devem ser abertas no site da instituição, seguem até o janeiro de 2020.

Com carga horária de 30 horas, a capacitação é dividida em dois módulos e pode ser acessada por meio do Campus Virtual da Fiocruz. Certificados de participação serão emitidos para os alunos que realizarem todas as atividades.

O primeiro, mais teórico, apresenta um panorama da divulgação científica no Brasil, contribuição da divulgação para o cientista e à própria ciência e outros temas. Já o segundo módulo, de caráter mais prático, ensinará como escrever bom texto, usar as mídias sociais, fazer uma apresentação, evento e vídeo para divulgação científica. Há ainda aula sobre como falar com jornalistas e interagir com assessores de imprensa para maior circulação de projetos de ciências.

Ementa do curso

Módulo I
- Divulgação científica no Brasil
- Divulgar ciência é um dever do cientista