Brasil, 26 de Agosto de 2019

Dia do Filósofo: entenda por que é importante trabalhar filosofia com as crianças

“A filosofia ajuda na construção de sujeitos éticos, o que me parece ser o objetivo central da educação”, afirma autor da disciplina do Sistema Anglo de Ensino

O termo filosofia vem do grego e significa “amigo do conhecimento”. O filósofo, por sua vez, é aquele que usa a teoria e o pensamento crítico para buscar a compreensão do mundo e da existência humana. Com o objetivo de dar maior visibilidade a profissão, é comemorado nesta sexta-feira (16), em todo o país, o Dia do Filósofo.

Em sala de aula, o ensino da Filosofia é importante não só para desenvolver o senso crítico como também para estimular a criatividade e o senso de comunidade dos estudantes. Por isso, a partir do próximo ano letivo, o Sistema Anglo de Ensino irá disponibilizar o material didático de Filosofia também para estudantes do Ensino Fundamental II.

Segundo Gianpaolo Dorigo, autor do material do Sistema Anglo, o conteúdo incentiva os estudantes a serem mais questionadores e a terem autonomia de pensamento. “Reconhecemos a importância dessa disciplina para a formação integral dos estudantes; o questionamento sobre o mundo e o significado das coisas é fundamental porque nós mesmos fazemos parte dele”, diz.

Para o autor, o ensino da filosofia acrescenta uma reflexão a respeito das ações e da existência humana no dia a dia dos alunos. “Dessa forma, ela nos ajuda a pensar sobre como agir corretamente tendo em vista esses fins. Resumindo, a Filosofia ajuda na construção de sujeitos éticos, que me parece ser o objetivo central da educação”, afirma Dorigo.

A proposta de trabalho com discussão de temas e leitura de textos literários propõe uma conexão com diversos aspectos da tradição filosófica e auxilia na capacidade de argumentação e produção textual dos alunos. Assim, a filosofia também participa da interdisciplinaridade. “As práticas de discussão, entendimento de texto e produção textual têm conexão com os estudos de Linguagem. A reflexão sobre a percepção do mundo material se relaciona com a construção do discurso das Ciências da Natureza. A lógica se relaciona com a Matemática”, exemplifica o autor do Sistema Anglo.

A filosofia, quando trabalhada desde cedo, proporciona resultados significativos para a formação das crianças e adolescentes. “Não queremos ‘ensinar’ um conteúdo filosófico, pelo contrário, pretendemos ajudar o aluno a ‘filosofar’, pensar por conta própria. O curso todo foi criado a partir da reflexão sobre conceitos e da problematização de questões que de alguma forma fazem parte do cotidiano do aluno, mesmo as mais óbvias, que em geral ninguém se preocupa em questionar”, conclui Dorigo.

Gianpaolo Dorigo é bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCSP). Professor do Curso Anglo em São Paulo, e unidades conveniadas desde 1990, Dorigo é Supervisor da Cadeira de História desde 2011. Além de ser autor de obras didáticas para Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular nas disciplinas de História e Filosofia por várias editoras da Somos Educação, como o Sistema Anglo de Ensino.

Sistema Anglo de Ensino (www.aquitemanglo.com.br) – Com 69 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 800 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares e no ENEM.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS