Brasil, 25 de Agosto de 2019

Profissionais buscam segunda graduação a distância para impulsionar carreira

Com o mercado de trabalho mais exigente, busca por mais uma formação auxilia a se destacar entre outros profissionais; flexibilidade de horários de EAD é um atrativo para esse público

Dentre os 13 milhões de desempregados brasileiros, 10,4% possuem ensino superior – é o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente ao primeiro trimestre de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A competitividade do mercado de trabalho faz com que profissionais formados busquem uma segunda graduação para incrementar o currículo ou até mesmo mudar de carreira. Para esse público, o ensino a distância torna-se um facilitador, pois permite que mantenham-se trabalhando enquanto estudam.

“Fazer uma segunda graduação a distância é o melhor caminho para quem possui atividades profissionais e vida familiar agitadas, sem condições de frequentar uma sala de aula presencialmente. A flexibilidade dos cursos a distância permite uma autonomia considerável na organização da rotina de estudos”, diz o reitor do Centro Universitário Internacional Uninter, Benhur Gaio.

Na instituição, em 2019, 21% dos ingressantes estão realizando uma segunda graduação. Os cursos mais buscados são licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras e bacharelado em Educação Física. Além da maior autonomia para estudar, aqueles que já são graduados têm outras vantagens, como a facilidade de ingresso – que não exige prova no vestibular – e equivalência de disciplinas, que pode reduzir o tempo total para concluir o curso.

Mercado de trabalho exigente

Além da mudança total de carreira, a segunda graduação pode vir como forma a complementar a formação de um profissional. Por exemplo, um graduado em Engenharia Elétrica pode realizar Engenharia da Computação para destacar-se com seu conhecimento de automação. Por sua vez, um licenciado em qualquer área pode fazer Pedagogia para aumentar seu conhecimento sobre educação.

Esse último caso descreve histórias como a de Sweder Souza, professor licenciado em Letras Português-Inglês que decidiu fazer uma segunda licenciatura em Pedagogia. “Nós vemos pouco sobre educação no curso de Letras. Quis estudar Pedagogia para ampliar minha área de atuação, para ter mais oportunidades profissionais e também para crescer na carreira acadêmica”, diz.

Gaio reafirma que a segunda graduação impulsiona profissionais como Souza no mercado de trabalho. “As áreas de contratações das empresas estão cada vez mais exigentes com as competências dos candidatos. A segunda graduação é uma excelente forma de se destacar, pois mostra que o profissional é versátil e tem conhecimentos diversificados”, coloca.

A rotina do professor é dinâmica, pois dá aulas de inglês em um cursinho, faz Mestrado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Paraná e se dedica a trabalhos pontuais de redação e revisão de textos. “Eu não conseguiria fazer outra graduação na modalidade presencial, pois o horário em que dou aulas varia bastante. Então o EAD está sendo ótimo para mim e também me ajuda a pensar em formas de inovar minhas próprias aulas”, conta.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 210 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com centenas de polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS