Brasil, 24 de Agosto de 2019

Colégio Bandeirantes mapeia cultura digital da comunidade escolar

Pesquisa identifica que os nativos digitais demandam capacitação por programas e aplicativos de edição de texto, planilhas de cálculos etc.

O Colégio Bandeirantes realizou uma pesquisa para analisar a cultura de digital da instituição com alunos, professores, funcionários e responsáveis. O estudo abrangeu 2052 alunos, 180 professores e funcionários e 642 responsáveis.

Entre os resultados, o estudo identificou que os alunos, apesar de serem nativos digitais, demandam por capacitação técnica em ferramentas de trabalho como o Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint). Ao todo, 47% acha muito necessário um curso de Word e 36% ferramentas de edição de vídeo, por exemplo. “É possível constatar que embora haja uma maior familiaridade com o universo digital, os jovens precisam do apoio da escola para explorar todo o potencial das soluções que existem no mercado”, analisa Emerson Bento Pereira, Diretor de Tecnologia Educacional do Colégio Bandeirantes.

Os resultados mostram que 92% dos jovens acessam a rede mais de uma vez por dia e 86,1% possuem perfil nas redes sociais. Analisando o uso da internet para fins pedagógicos, a maioria dos estudantes fazem pesquisas para escola (94%), trabalhos em grupo (92%), trabalhos em geral (91%) e lição de casa (84%). “Existe um potencial para explorar com maior intensidade os jogos e até mesmo cursos on-line”, avalia Pereira.

Entre o universo de pais e responsáveis, 66% consideram necessário aprender mais sobre Excel, por exemplo, e 61% gostariam que os filhos aprimorassem conhecimentos sobre ética e cidadania digital. “Percebe-se que há uma preocupação para o uso responsável do universo digital e um olhar para o mercado de trabalho”, considera o diretor de tecnologia educacional.

Na opinião da maioria dos estudantes, o Bandeirantes está se tornando uma escola digital. A instituição possui hoje o tablet como material didático obrigatório no ensino fundamental e médio, o material didático é disponibilizado no ambiente virtual, o relacionamento entre aluno, professor, escola e pais é concentrado em uma plataforma, que permite não apenas interações pedagógicas, mas também controle em tempo real dos pais. Cerca de 3 mil dispositivos estão conectados diariamente simultaneamente na rede WiFi da instituição. “Hoje, ao entrar em uma sala de aula é comum encontrar alunos com seus dispositivos interagindo com professores e colegas. Na biblioteca, vemos estudantes com tablet, notebook, livros e celulares. Tudo se conecta e a escola tem um papel essencial na curadoria e orientação do uso dessas soluções da forma mais eficiente e responsável”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS