Brasil, 23 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Férias escolares com educação financeira: veja como começar

As férias escolares podem ser uma ótima oportunidade para inserir a educação financeira na vida das crianças. Neste período, o desejo de consumir começa a aumentar e ficar mais presente no cotidiano da população, principalmente dos pequenos. Um grande número de produtos e passeios estimulam o desejo deles e são expostos o tempo todo na mídia.

Por conta disso, as pessoas são obrigadas a lidar com o dinheiro cada vez mais cedo, seja na escolinha, em casa ou mesmo na rua, com os amigos. Mas como podemos aproveitar esse momento de descanso para tratar a educação financeira? Veja algumas orientações:

- A partir dos dois/três anos, quando a criança começa a demonstrar desejos próprios, já é o momento de iniciar a educação financeira, mostrando o processo de troca do dinheiro por produtos;
- Para evitar que a criança queira tudo, o tempo todo, reserve as datas especiais (como o Natal, aniversário, etc.) para dar brinquedo à criança.
- Os cofrinhos são ótimas opções para mostrar a importância de poupar e, por ser barato, pode ser dado entre os presentes;
- Conheça o desejo ou o sonho da criança. Procure mostrar a ela que tudo tem um valor e demonstre quanto ela terá que guardar de dinheiro para conseguir com que este sonho seja realizado. Quando chegar à quantia necessária, acompanhe-a na compra, que será uma conquista;
- Busque explicar para a criança, por meio de conversas, jogos e brincadeiras, que nem tudo o que ela quer ou assiste na TV é para comprar. Estimule-o a refletir e pensar sobre como utilizar o dinheiro;
- Na hora de realizar as primeiras compras com o dinheiro que seu filho guardou, converse com antecedência com o vendedor ou gerente da loja, alertando da importância do momento e que necessita de uma ajuda, que pode ser realizada com a concessão de um desconto na compra à vista;
- Pratique reuniões mensais sobre o orçamento financeiro da casa e convide todos, principalmente as crianças, para que comecem a entender que tudo o que fazemos ou temos em casa tem valor;
- Antes de dar mesada, analise bem essa possibilidade e inicie esse processo com muito cuidado, conversando sobre o valor do dinheiro e o que ele irá representar em toda a sua vida;
- Procure fazer com que a criança anote onde e no que gasta o dinheiro que recebe. Mostre que, antes das compras, é bom realizar pesquisas em, pelo menos, três lugares, para ensiná-la que sempre existe diferença de preço entre os lugares, desde um chocolate ou lanche até um brinquedo;
- Abra uma previdência privada ou poupança para o seu filho.

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br).

Notícias ::