Brasil, 16 de Novembro de 2019

Alunos da PUC-Campinas terão projetos de negócios mentorados por empresas da região

Cinco ideias empreendedoras foram selecionadas pela IBM; outras cinco terão a mentoria da Weme

Cinco ideias empreendedoras de alunos da PUC-Campinas serão mentoradas pela multinacional americana IBM (International Business Machines Corporation) no próximo semestre. Os projetos foram selecionados pela empresa de tecnologia no mês passado durante a realização da 1ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo na Universidade.

De acordo com os representantes da companhia, presentes em reunião na última quarta-feira, 19 de junho, para a apresentação das propostas de trabalho aos estudantes, o objetivo é auxiliar no aprimoramento das ideias de negócios. “A expectativa é aumentar a interação entre a IBM e a PUC-Campinas, contribuindo no aprimoramento destes trabalhos, de tal modo que possam chegar a um Projeto Mínimo Viável”, destacou Ricardo Luiz Fadini, que atua na área de vendas e incentivos na multinacional.

Para o Prof. Dr. Tomas Guner Sniker, um dos coordenadores do PUC-Empreende – programa de fomento ao empreendedorismo vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) da Universidade –, a parceria reforça o compromisso institucional de engajar os estudantes nas questões relativas à Inovação e ao Empreendedorismo, principalmente em razão das mudanças econômicas e tecnológicas, que alteram a maneira como os empregos são oferecidos.

“A iniciativa contribui para que os alunos aperfeiçoem, de modo prático, competências técnicas e humanas ligadas ao desenvolvimento de produtos e gestão de empresas. Vale lembrar que as relações de trabalho estão passando por mudanças radicais e a nossa Universidade tem buscado caminhos para que os estudantes adquiram as habilidades necessárias para este novo cenário”, frisou.

Para a realização das atividades, a IBM designará um mentor para cada projeto, que terá cerca de 12 semanas para discutir as possibilidades de melhorias nos produtos ou serviços idealizados pelos alunos. Contudo, a empresa também pretende criar um ecossistema universitário, no qual os estudantes possam compartilhar as experiências com colegas e professores, visando ampliar o alcance e a efetividade do trabalho.

“É muito importante para a sociedade que a gente faça a aproximação empresa-escola-trabalho, diminuindo as distâncias e promovendo o diálogo entre as partes, sobretudo em aspectos que podem transformar o mundo em algo melhor para todos. Somando, a gente é muito mais forte”, enfatizou Gabriela Linhares, gerente de Operações da IBM.

Além dos projetos recrutados pela IBM, outros cinco receberão a mentoria da Weme, um hub de inovação e empreendedorismo que busca impulsionar negócios relevantes para a sociedade. As primeiras reuniões ocorrerão no mês de julho.

Conheça as ideias selecionadas pela IBM

É fácil! – Ensino ao seu estilo

Aplicativo centralizador de buscas de professores por estilo de ensino (presencial ou à distância) ou método de ensino (tradicional ou ativo).

StartLegal

Auxílio jurídico para empreendedores com o objetivo de regularizar juridicamente os requisitos para a criação de uma Startup (proteção da ideia, documentos necessários, enquadramento em tipos societários, tributários e de negócio etc.).

RegioNow

Aplicativo que funciona como localizador de notícias locais, filtrando as informações de acordo com a proximidade dos eventos e interesse individual do leitor. A tecnologia também objetiva fornecer alertas de Fake News e conteúdo acessível a pessoas com deficiência.

Ways

Aplicativo mobile interativo que reúne formas de práticas sustentáveis relacionadas ao universo da moda, como trocas de roupas entre usuários, mapeamento de brechós, dicas de reutilização e customização de peças etc., visando contribuir ao consumo consciente.

STEFA – Um novo caminho para a aprendizagem

Ferramenta com foco no desenvolvimento de trilhas de aprendizagem, combinando habilidades com disciplinas para estimular o desenvolvimento pessoal. O objetivo é oferecer suporte a escolas, universidades e empresas para uma forma de ensino que considere as competências e habilidades individuais.

Departamento de Comunicação da PUC-Campinas

Notícias ::