Brasil, 16 de Novembro de 2019

Estudantes usam a tecnologia para debater temas relacionados à educação

Fórum de Adolescentes promove participação política para atuação dentro e fora da escola

Uma vez por mês, 35 adolescentes dos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul se reúnem virtualmente para debater e discutir sobre temas relacionados à educação, políticas e experiências da juventude. É assim a rotina do Fórum de Adolescentes, uma iniciativa das Escolas Sociais do Grupo Marista, que atendem gratuitamente mais de 7500 crianças em áreas de vulnerabilidade social, junto com a Rede Marista de Colégios.

O objetivo é fortalecer a participação dos adolescentes para atuação nos espaços de formulação e decisão política dentro e fora da escola. Os assuntos incluem a cultura da paz, educação de qualidade, projeto de vida, participação ativa e exercício da cidadania. “Essas temáticas fazem parte do dia a dia dos alunos, e pensando em uma educação integral, nós escolas e comunidade educativa somos corresponsáveis pela formação desses alunos e alunas para a vida, ou seja, eles precisam ver sentido no que aprendem nos espaços escolares e conseguir criar pontes com a sua vida dentro e fora da escola e vice-versa”, explica o coordenador do projeto, Danilo Vaz.

A participação do grupo fortalece as ideias que serão propagadas nas salas de aulas e nas atividades em comum. "A principal proposta do Fórum é proporcionar um espaço de integração para fortalecer o protagonismo dos nossos alunos, valorizando a troca de experiências, vivências e esclarecimentos sobre temas referentes as diferentes realidades dos jovens no Brasil", explica a professora de Língua Portuguesa do Colégio Marista Glória, Mailu Alcantara.

Os adolescentes aproveitam esse momento para dividir as experiências. “O mais importante é que, como a escola é um espaço coletivo, aprendemos não só a expressar a nossa opinião, mas também ouvir e entender a do outro”, revela Maria Vitória Lopes Ferreira, de 12 anos, do Centro Educacional Marista Champagnat, localizado em Cascavel.

O sistema de videoconferência é utilizado para manter os encontros mensais. “A tecnologia contribui na mediação do Fórum, na entrega de atividades e na manutenção do grupo de discussão. Além disso, nos ajuda a aproximar realidades de diversas cidades e culturas” reforça Vaz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS