Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Aplicativos trazem novas formas de aprendizado para salas de aula

Plataformas integram a Educação 4.0 e facilitam comunicação entre professores e alunos. Especialista conta sobre as tendências da área tecnológica

A conexão digital é cada vez mais comum nas salas de aula. Antes tendência, a educação 4.0 virou realidade em diversas instituições de ensino do país. O uso de aplicativos trouxeram mais dinâmica e interatividade para professores e alunos com apostilas armazenadas em nuvens, jogos de ensino virtual e aplicação de exercícios online.

Uma das vertentes dessa revolução tecnológica dentro da educação 4.0 é baseada no conceito de “Learning by doing”, que significa aprender fazendo. A metodologia incentiva os alunos à desenvolverem o seu conhecimento por meio de práticas diversas, seja por experiências, testes, projetos e o principal: muita “mão na massa”.

“É uma nova forma de ensino planejada para falar a língua dos alunos”, afirma Raphael Fernandes Correa, coordenador de Tecnologia Educacional da Escola SEB Dom Bosco. “O campo visual ganhou espaço com aplicativos que nos permitem fazer simulações e facilitam o aprendizado de uma geração que já está adaptada ao ambiente digital”.

Na Escola SEB Dom Bosco, diversas ferramentas são utilizadas para trazer essa experiência ao aluno, uma delas é a plataforma AZ. Desenvolvida para os estudantes do ensino médio, o app possui um modelo de inteligência artificial focado na aprovação em vestibulares. Por meio do aplicativo é possível selecionar o curso e as universidades pretendidas, a partir das escolhas o sistema filtra os conteúdos mais importantes e forma uma base com materiais didáticos, aplicação de exercícios e provas, conteúdos de revisão, entre outras funções. Toda essa dinâmica é acompanhada por um professor orientador.

“A ideia é otimizar o tempo de estudo do aluno e trazer praticidade. O app disponibiliza um feedback instantâneo sobre o entendimento do conteúdo, identificando quais foram seus erros e como enfrentá-los”, destaca Correa.

Mais interação

Nas turmas do ensino infantil e fundamental da Escola Seb Dom Bosco a educação 4.0 também está presente com o uso de outros aplicativos. No “Scules”, professores disponibilizam uma série de conteúdos complementares para o aprendizado do aluno. Textos de leitura complementar, apostilas e até mesmo jogos educativos são armazenados no sistema. O scules permite gerar um banco de dados completo sobre os alunos, indicando o tempo utilizado para concluir uma atividade, quais conteúdos mais acessados, entre outros.

“É uma ferramenta que cria um vínculo de interação entre professor e aluno, além de facilitar o planejamento das aulas”, explica o coordenador de Tecnologia.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::