Brasil,

Estudos da primeira infância ganham força em grupos escolares de Brasília (DF)

Estudos da primeira infância ganham força em grupos escolares de Brasília (DF)

Núcleo para formação continuada do Colégio Marista Asa Sul atrai educadores, pais e demais interessados na melhoria da qualidade na Educação das Infâncias

O Colégio Marista Asa Sul, em Brasília (DF), promove o Núcleo de Estudos da Educação das Infâncias (NEEI). A iniciativa foi criada para consolidar uma nova rede para formação de educadores, gestores da primeira infância, pais e demais interessados em discutir a proposta de educação para as crianças, em articulação com diferentes teorias recentes. A iniciativa envolve encontros mensais com estudos a respeito do cotidiano escolar, das práticas inovadoras, da qualidade do tempo e dos espaços de aprendizagem e do brincar. Além disso, realiza-se um seminário anual aberto ao público externo que tem um tema a ser discutido. Esse ano será a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O NEEI estabelece, ainda, relações diretas com o “Currículo em Movimento”, um projeto especial da unidade de Educação Infantil do Colégio Marista de Brasília.

Os professores que participam mensalmente, levam para as vivências do dia-a-dia as reflexões e os estudos sobre temas como o desenvolvimento da imaginação, da curiosidade e da capacidade de expressão na sala de aula, estimulando novas descobertas no cotidiano escolar para a formação integral dos pequenos. A coordenadora da Educação Infantil da escola, Patrícia Deoti, explica que os investimentos na primeira infância são os mais duradouros e trazem ganhos que se estendem pela vida toda. Pesquisas recentes nessa área comprovam como os estímulos adequados nos primeiros anos podem alterar o rumo do desenvolvimento físico, mental, emocional e social dos alunos. “Desejamos promover uma discussão e uma reflexão contínua sobre as infâncias em seus diversos âmbitos, além de compartilhar boas práticas realizadas com crianças de zero a seis anos na educação formal, não formal e na família”, afirma.

“Esse núcleo de estudos não é uma iniciativa isolada. Nos encontros mensais estudamos teorias complementares à proposta Marista de educação, visando ampliar e enriquecer as práticas educativas realizadas na escola, qualificando nosso quadro docente”, complementa Patrícia. O NEEI também alia as teorias com a prática em oficinas e dinâmicas diversificadas com os participantes. “O objetivo é nos tornarmos uma nova referência sobre os estudos da primeira infância em Brasília e, quem sabe, no Brasil”, diz a coordenadora.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS