Brasil, 25 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Na FAAP, O Teatro Une Pessoas de Vários Países Sob o Mesmo Idioma

Evento encerra curso de Português para Estrangeiros, que promove a vivência do idioma por meio de atividades culturais

Hoje (12/6), estrangeiros de 15 países estarão unidos por um único idioma - o Português - durante uma apresentação teatral. Eles são alunos do curso de Português para Estrangeiros, composto por conteúdo acadêmico, atividades dinâmicas e interativas, que a Faculdade Armando Alvares Penteado oferece como forma de levar conhecimento sobre a cultura e os costumes do povo brasileiro às pessoas de outras nacionalidades.

A apresentação é resultado imediato desse trabalho. Com adaptação do professor e ator, Celso Solha, os alunos vão concluir o curso deste ano com a encenação da comédia A Flor de Manacá, uma dramaturgia de J.Silva.

As turmas atuais são formadas por alunos vindos da Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Iêmen, Inglaterra, Irã, Irlanda, Itália, Japão, Nigéria, Noruega, Suécia, Taiwan e Turquia. Eles fazem parte de um conjunto de mais de 350 estudantes estrangeiros que passam pelo campus da instituição todos os anos.

"O teatro como instrumento de ação e prática pedagógica e educativa apresenta resultados efetivos na formação do aluno", observa o professor Celso Solha, lembrando que o aluno precisa exercitar a língua, já que falar em público exige uma prática diária. "É importante expressar a oralidade plenamente, com corpo e mente, utilizando o teatro como instrumento de criação", sugere.

As práticas da encenação com dinâmicas de jogos teatrais, segundo o professor, ampliam as relações humanas e ajudam a integrar grupos diversos de pessoas, que aprendem a argumentar e a respeitar a opinião alheia. Os alunos trabalham, ainda, questões como confiança, criatividade, crítica, desenvoltura, espontaneidade e postura.

Idioma em diferentes contextos

"Na FAAP, os alunos podem vivenciar o idioma em diferentes contextos. Além das aulas, com excelentes professores, nossa estrutura permite que eles tenham contato com exposições, peças teatrais, oficinas e palestras. Tudo vira aprendizado", afirma a coordenadora do curso, a professora Silvia Burim, destacando o amplo conteúdo acadêmico, como gramática, pronúncia, história, cultura e literatura brasileira. Há, também, aulas sobre temas mais específicos, como saúde, legislação trabalhista e organograma de empresas.

A FAAP hoje possui convênios com universidades estrangeiras em 50 países, nos cinco continentes. Além disso, é a única instituição brasileira participante do ISEP-International Student Exchange Program, maior rede de instituições de ensino que conecta alunos a partir de programas de intercâmbio.

Sinopse - A Flor de Manacá

Trata-se de uma história de amor nascida em solo rude, embalada por canções de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e contada com humor e poesia em cima de uma lona de circo por sete atores e dois músicos. Manacá, moça nascida e criada na fazenda de seu pai Iluminato, apaixona-se por Canindé, peão honesto e trabalhador, muito diferente de Gavião, seu companheiro gatuno que vai arrumar muita confusão nesse sertão, com Naná, moça atrevida e atirada, sobrinha do coronel.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com ensino médio, cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::