Brasil, 21 de Agosto de 2019

Na era do GPS, alunos do Humboldt aprendem a usar a bússola para explorar as dependências do Colégio

  • Escrito ou enviado por  Marcela Martinez
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Ação faz parte do projeto interdisciplinar “Alexander von Humboldt e a importância da bússola em sua expedição”, e faz parte das comemorações dos 250 anos do nascimento do cientista que dá nome ao Colégio

Com o intuito de trazer para os alunos a experiência de explorar e descobrir e de despertar a curiosidade desde cedo, as turmas dos 4ºs anos do Ensino Fundamental I do Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), aprenderam a se localizar, com ajuda de uma bússola, nas dependências do Colégio. A atividade está integrada ao MINT (Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologias), criado para despertar o espírito investigativo dos estudantes, e à celebração dos 250 anos do nascimento de Alexander von Humboldt em 2019, tema que será abordado em projetos de todos os níveis da instituição.

Segundo a professora Gisela Kozlowski, o projeto “Alexander von Humboldt e a importância da bússola em sua expedição” foi idealizado pensando na abordagem interdisciplinar da ciência de Humboldt. “Como neste ano, celebramos o nascimento de Humboldt, fizemos a leitura com os alunos da biografia deste cientista, além de estabelecer a relação entre o seu nome e o nome dado ao colégio. Durante esta leitura os alunos refletiram sobre o uso da bússola e da posição das constelações por diferentes cientistas. A ideia é incentivar os alunos a imaginarem como era viver na época, sem o uso do GPS e outros instrumentos de localização”, explica Gisela.

Para que os alunos compreendessem a importância dos pontos cardeais e colaterais, professora levou as crianças ao pátio da escola para vivenciarem essa experiência na prática. “A partir daí eles puderam localizar diferentes espaços, como a biblioteca, cantina, teatro, quadra de esportes, etc., tomando como base os pontos cardeais e colaterais”, completa a professora.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades alemãs, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS