Brasil, 18 de Agosto de 2019

Escolas investem em tecnologia para aprimorar habilidades socioemocionais

  • Escrito ou enviado por  Vanessa Teixeira
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Escolas investem em tecnologia para aprimorar habilidades socioemocionais

Edtech Voa educação apresenta, na Bett Educar, aplicativo baseado em inteligência artificial que ajuda educadores a desenvolver competências humanas nos alunos do ensino Infantil ao Médio

Selecionada pela MSW CAPITAL para compor o fundo BR Startups, a edtech Voa educação (www.voaed.com.br) participa, de 14 a 17 maio, da Bett Educar (www.bettbrasileducar.com.br/) maior evento de educação e tecnologia da América Latina. A startup desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial com o objetivo de aprimorar as habilidades socioemocionais dos estudantes, auxiliando professores e equipe pedagógica. A startup terá um estande na feira onde fará demonstrações do aplicativo durante todos os dias do evento. Além disso, a empresa fará duas palestras apresentadas por pedagogos do seu time no estande da Microsoft. As sessões são gratuitas e abertas a profissionais do setor e pessoas intressadas no assunto.

No dia 15, às 17h30, Maura Marzocchi vai falar sobre “Competências socioemocionais e a BNCC: Como a tecnologia pode facilitar a gestão”. A palestra vai abordar a inclusão das competências socioemocionais na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e será um convite para as escolas e os gestores repensarem a maneira como tais competências são avaliadas e organizadas na escola.

Já no dia 16, às 11h10, Doug Alvoroçado vai apresentar a palestra “Competências socioemocionais e a prática de sala de aula: dá pra ensinar, avaliar e ver mudar!”. “Com a formatação que o mundo está tomando, novas habilidades são exigidas e o professor não pode se esquivar de preparar seus alunos para este momento”, explicou o fundador do Voa educação, Tiago Neves. “Durante o evento, vamos mostrar como a tecnologia do VOA educação pode ajudar e como fazer na prática de sala de aula”, completou.

A startup desenvolveu um aplicativo baseado em Inteligência Artificial que funciona como um assistente virtual para professores e equipe pedagógica. Entre seus inúmeros recursos, o macaquinho Zeca é um chatbot no qual o educador relata informações sobre o dia a dia de cada aluno e de sua turma, como, por exemplo, se uma criança apresentou um comportamento agressivo, se foi solidária com um amigo ou se mostrou criatividade na resolução de um problema. “O Zeca vai aprendendo junto com o professor a reconhecer as competências do aluno para apoiar o time pedagógico no desenvolvimento dessas habilidades”, explicou Neves.

Os dados coletados são organizados em um painel que mostra, em gráficos, o desenvolvimento dos alunos nas dez habilidades humanas elencadas pela nova BNCC e gera um boletim socioemocional. A partir da visualização destas estatísticas, o professor pode montar planos de ações individualizados, que serão acompanhados pela família e educadores. A plataforma automaticamente busca formas de engajar os participantes na execução do planejamento.

Para Richard Zeiger, sócio da MSW CAPITAL, o VOA educação desenvolveu uma solução tecnológica única que, por ser facilmente implantada, vai possibilitar que as escolas passem a medir e orientar seus professores e alunos a como lidar com as habilidades humanas de uma forma lúdica, porém objetiva. “Mais importante do que tudo isso, investimos no VOA educação por acreditarmos no propósito da empresa de transformar a educação no Brasil incentivando o olhar para as competências socioemocionais, através da sua solução inovadora”, afirmou Zeiger.

Em janeiro, o Voa educação recebeu investimento para desenvolver e escalar o seu negócio do Fundo BR Startups que tem como um dos seus investidores a Microsoft. Gerido pela MSW CAPITAL, o BR Startups é um fundo de Capital Semente Multi-Corporativo que investe entre R$ 500 mil e R$ 3 milhões e tem como objetivo alavancar o negócio das startups por meio do conhecimento e de uma rede de parceiros de seus investidores e gestora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::