Brasil, 26 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Faculdade São Leopoldo Mandic promove pesquisa para avaliar o risco de sinusite causada pela infecção dentária

O estudo analisou exames tomográficos e verificou maior chance de pacientes com infecção dentária desenvolverem sinusites

Sinusite é a inflamação da mucosa que reveste os seios da face, que são como cavidades ocas que ficam na ‘maçã’ do rosto e na testa. Os sintomas mais comuns da doença são dor de cabeça, congestão nasal, mal-estar, tosse e dor no corpo.

A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, referência em Odontologia e Medicina, organizou a pesquisa sobre sinusite odontogênica, uma infecção de origem dentária, que se manifesta no seio maxilar, e que se não diagnosticada corretamente pode causar infecções craniofaciais mais graves, com risco de morte.

Com o objetivo de avaliar a relação entre sinusite maxilar e determinadas infecções originadas nos dentes como os segundos pré-molares e molares superiores, a pesquisa analisou exames de tomografia computadorizada de feixe cônico, realizados entre 2013 e 2018, na Clínica de Radiologia da instituição. No total, 431 dentes foram analisados e caracterizados quanto a prevalência de infecções dentárias.

O estudo constatou que existem associações entre infecções dentárias e sinusopatias. A presença de lesões aumentou o risco de velamento parcial dos seios maxilares – um dos sintomas da sinusite – sendo este aumento de 34,1 vezes em lesão no ápice do dente, 228,8 vezes em lesão que envolve doença periodontal (gengiva) e do canal (endoperiodontal) e a exposição de furca (região da união das raízes dos dentes posteriores) em 11,6 vezes. Já a lesão que envolve doença periodontal (gengiva) e do canal foi a que se mostrou mais associada às sinusopatias e elevou o risco de velamento total em 48,5 vezes.

“Cirurgiões-dentistas e médicos devem descartar as infecções de origem dentária nos casos de sinusopatias. Uma vez que a causa seja a infecção dentária, o paciente terá o tratamento adequado para sua patologia” diz Dra. Fernanda Ramia Curi, mestre em Radiologia Odontológica e pesquisadora Faculdade São Leopoldo Mandic.

Segundo a Associação Americana de Endodontia, mesmo que os sintomas e sinais radiográficos sejam semelhantes aos de outras sinusopatias, a patogênese e o tratamento para a sinusite odontogênica é completamente diferente dos outros tipos de patologias nos seios maxilares. Portanto, caso a infecção de origem dentária for negligenciada, o tratamento médico não resolverá o caso.

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 11 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.

Notícias ::