Brasil, 26 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Empresa pioneira em Educação Socioemocional no país participa da Bett Educar 2019

Empresa pioneira em Educação Socioemocional no país participa da Bett Educar 2019

Com mais de 25 anos de atuação, a Inteligência Relacional sistematizou um programa que, há mais de 10 anos, promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, levando práticas e conteúdos que contribuem para a redução da violência, melhoria das relações e dos índices de aprendizagem dos alunos nas escolas brasileiras

Desde os anos 2000, inúmeros especialistas responsáveis por nortear as tendências pedagógicas mundiais vêm falando sobre a importância de ensinar habilidades e competências para a educação do século XXI. Neste cenário, a Inteligência Relacional, empresa sediada em Ribeirão Preto (SP), fundada em 1992, apresenta-se como pioneira no Brasil com uma atuação dentro da perspectiva de que educar para as emoções, ou seja, proporcionar ferramentas e meios para que as pessoas lidem melhor com suas emoções e com as dos outros, diminui a violência e contribui para a melhoria das relações e da aprendizagem em sala de aula.

Assim, após diversos estudos e pesquisas, sistematizou um programa de Educação Socioemocional que, há mais de 10 anos, promove o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades de vida e bem-estar, inserido na grade curricular das instituições de ensino como uma disciplina comum. Desde então, são quase 25 mil educadores formados e 800 mil alunos já contemplados, de norte a sul do Brasil, de instituições privadas e públicas, do Ensino Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todo esse know-how poderá ser conferido de perto na Bett Educar 2019, entre os dias 14 e 17 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

O programa de Educação Socioemocional

O programa de Educação Socioemocional da Inteligência Relacional integra e articula diversas contribuições científicas baseadas em humanistas, sociólogos e filósofos, divididos em um eixo emocional e um social. Na prática, os estudantes passam a aprender em sala de aula o desenvolvimento de competências e habilidades para compreender as suas emoções e as dos outros, conseguir regular suas emoções, construir habilidades para vivenciar momentos agradáveis e automotivar-se.

Todo esse trabalho é realizado com o apoio de um material pedagógico completo e exclusivo, atividades e conteúdos pertinentes a cada faixa etária do ano escolar. Assim são ensinados aos alunos formas mais assertivas de se relacionarem consigo mesmo e com o coletivo. Essa proposta educacional tem auxiliado escola, educadores e alunos, mostrando que cuidar das emoções e relações é fundamental para o pleno desenvolvimento humano e para a construção de ambientes mais harmoniosos e saudáveis. “Nossos conteúdos trabalham o reconhecimento das potencialidades dos educandos, acolhendo e valorizando as diferenças emocionais nas escolas, nas comunidades e nas famílias. Com esse trabalho, realizado em 1hora/aula, assim como uma disciplina comum, objetivamos contribuir diretamente para a construção de uma Cultura de Paz no ambiente escolar e na sociedade, proporcionando a melhoria da aprendizagem, da convivência e a redução da violência”, comenta Gabriela Biaggio, psicóloga e consultora pedagógica da Inteligência Relacional.

Base Nacional Comum Curricular

O programa de Educação Socioemocional da Inteligência Relacional está alinhado a todas as competências gerais da educação básica previstas pela Base Nacional Comum Curricular. Dentre as competências, é proposto diretamente o reconhecimento das emoções e a capacidade para lidar com elas (8ª), o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e cooperação (9ª), destacando o agir com autonomia, flexibilidade e resiliência (10ª).

Lei Antibullying

Acredita-se hoje, por meio de estudos e pesquisas internacionais, que a Educação Socioemocional se apresenta como um caminho seguro para promover a cultura de paz e não violência nas escolas. Trata-se de uma forma de evitar ou diminuir situações desconfortáveis de estresse, ansiedade, bullying, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência, proporcionando melhoria na relação com o outro, condição fundamental para a promoção da paz coletiva.

Internacionalização

Com o objetivo de ampliar sua visão sobre educação, novas culturas e mercados, em 2018, a Inteligência Relacional estabeleceu uma base de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Holanda, fundada na cidade de Haia, conhecida mundialmente como capital da justiça e da paz. No país, a empresa funciona em um espaço formado por aceleradoras de negócios, startups, investidores e instituições que atuam com tecnologia e inovação. A unidade funciona como um polo para pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias e metodologias educacionais, reafirmando e fortalecendo dia após o dia o seu compromisso com o desenvolvimento humano a partir da educação.

Serviço:
Inteligência Relacional na Bett Educar 2019 – Programa de Educação Socioemocional
Quando: 14 a 17 de maio
Onde: Estande D71 - Transamerica Expo Center - Santo Amaro, São Paulo/SP
Horário: Das 9h às 19h

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::