Brasil,

Projeto busca apoiadores para levar a realidade do mercado de ciência de dados a estudantes de graduação

Quem deseja trabalhar com ciência de dados vai encontrar um cenário promissor. A realidade mostra que o número de vagas para este tipo de profissional está em crescimento.

Segundo o CONRE-3, olhando apenas as vagas para estatísticos, a cada ano, mais de três mil oportunidades são divulgadas, no entanto, menos de 20% delas são preenchidas. Isso significa que existem mais vagas do que profissionais formados. Porém, para suprir a demanda, as empresas querem pessoas preparadas. Num mundo com abundância de dados, o desafio é conseguir interpretá-los em boa comunicação e pensar analítico, sem medo de desafios.

E, para ajudar alunos que desejam ingressar na área de ciência de dados, bem como as empresas que necessitam da mão de obra, Adriana Silva, vice-presidente do CONRE-3, lidera o projeto Data Revolution – Modelando o cientista de dados para o mercado.

Bacharel em Estatística pela Unesp/Presidente Prudente e Mestre em Ciências: Estatística e Experimentação Agronômica, Adriana é autora do livro “Data Mining Techniques to Acquire New Customers”, coordenadora e docente no curso “SAS Academy Data Science” do SAS. Passou por empresas como Kantar, Abril Big Data e Oracle.

Sua experiência com a realidade do mercado e a percepção de que os alunos saem com muitas dúvidas sobre a vida real foram os motivos para levar aos estudantes a oportunidade de conhecer a prática profissional antes mesmo de concluírem a graduação.

“A proposta é fazer uma imersão com atividades e bate papo sobre como é o dia a dia de trabalho de quem atua com dados”, explica Adriana.

E para disponibilizar o workshop de forma gratuita a mais estudantes, Adriana mantém o projeto na plataforma de mobilização de recursos Benfeitoria. “O objetivo é conseguir manter custos como espaço, materiais de divulgação, alimentação e hotel”, explica.

Pessoas e empresas podem contribuir a partir de R$ 25. Organizações como Clearsale, SAS, Asn.rocks, Neuron, Picpay e CONRE-3 estão entre os apoiadores, que, dependendo da doação, recebem lembranças como adesivos, cadernos, material do curso ou a oportunidade de divulgar sua marca.

A primeira universidade a receber o programa é a Unesp, de Presidente Prudente. Durante o evento, atividades práticas e apresentação dos modelos mais utilizados no mercado (regressão logística, árvore de decisão e gradient boosting, por exemplo) estão no conteúdo, bem como a realização de horas extras para simular a realidade do mercado.

O programa é destinado a alunos de cursos como estatística, matemática, computação, física, engenharia e afins.

Para saber mais sobre o projeto: https://benfeitoria.com/datarevolution

Para saber sobre o curso na Unesp: http://www.conre3.org.br/portal/adriana-silva-vice-presidente-do-conre-3-promove-bootcamp-ciencia-de-dados-inscricoes-abertas/

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: