Brasil,

EMBRAPII vai debater caminhos da inovação na Unicamp

Workshop promovido pela universidade vai reunir faculdades e institutos interessados em ingressar na rede de Unidades EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial) participa nesta sexta-feira (3) de um workshop de inovação na sede da Unicamp, em Campinas, no interior paulista. O objetivo da iniciativa é promover o encontro entre o setor produtivo e os centros de pesquisas para o desenvolvimento de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

A EMBRAPII é uma organização social vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (por meio de contrato de gestão) que contabiliza mais de 700 projetos na área de inovação industrial ultrapassando a marca de R$ 1 bilhão em investimentos em cinco anos de atuação.

O diretor-presidente da Instituição, Jorge Guimarães, irá apresentar o modelo de financiamento, que garante recursos não reembolsáveis, às empresas brasileiras que desejam inovar, e o processo seletivo para ingressar na rede de Unidades credenciadas. “A pesquisa acadêmica em parceria com a indústria constitui um dos segredos do sucesso dos países que conseguiram se sobressair na corrida pela inovação tecnológica. A EMBRAPII está seguindo uma tendência internacional e cumpre o papel de intermediar este contato no Brasil”, enfatiza o dirigente.

No encontro, estarão presentes pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Faculdade de Engenharia Mecânica e do Instituto de Química, que anseiam por ingressar à rede de Unidades EMBRAPII, hoje composta por 42 centros de pesquisas, entre eles, o CQMED (Centro de Química Medicinal), da Unicamp, habilitado para fazer projetos de PD&I em fármacos e biofármacos.

Sobre o modelo EMBRAPII

No modelo de apoio à inovação adotado pela EMBRAPII, as empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a um dos 42 centros de pesquisa e desenvolvimento que foram credenciados pela organização. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes, sem burocracia. A EMBRAPII fica responsável por um terço do investimento, o centro de pesquisa disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa financia o restante.

Serviço:
Workshop EMBRAPII
Data: 03/05/19
Local: Sala do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp
Endereço: Rua da Reitoria nº 81, Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Unicamp – Barão Geraldo – Campinas/SP

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: