Brasil, 23 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Fundação Cesgranrio promove concerto didático para comemorar o Dia Mundial da Educação

A Fundação Cesgranrio promoverá um concerto didático gratuito em comemoração do Dia Mundial da Educação, no dia 28 de abril. Regida pelo maestro Eder Paolozzi, a Orquestra Cesgranrio apresentará um concerto com obras conhecidas de Dvorak, Mozart, Villa-Lobos. Durante a apresentação, Eder vai explicar como funciona a orquestra e falar sobre os instrumentos.

– Vamos apresentar obras que tem inspiração na música folclórica e popular de alguns países, como Brasil, Hungria e República Tcheca. A primeira obra, por exemplo, será uma serenata de Dvorak, um dos mais importantes compositores de todos os tempos. E neste momento, vamos apresentar a família das madeiras e as trompas, – conta o maestro.

Leandro Bellini, Secretário executivo do Centro Cultural Cesgranrio, conta que decidiu promover o concerto didático devido ao sucesso do evento realizado em 2018.

– Ano passado, levamos duas mil crianças ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o concerto didático. O evento fez parte do nosso projeto “Música clássica nas escolas”, que distribuiu às 1.249 escolas do estado do Rio de Janeiro 28 mil de livros sobre música clássica produzidos pelo Centro Cultural Cesgranrio, – explica.

Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, acredita que não há educação sem cultura. Por isso, investe em diversos projetos culturais.

– Além de promover um acesso mais democrático às artes teatrais, à dança e ao audiovisual, desenvolvemos este projeto para aproximar o público jovem das orquestras sinfônicas, criando uma familiaridade e oportunidade de apreciação para com essa arte que, de forma geral, não faz parte do cotidiano de muitos jovens, – diz Serpa.

O evento acontecerá nos jardins da sede da Fundação Cesgranrio, na Rua Santa Alexandrina, 1.011, no Rio Comprido. A entrada é gratuita. No dia, haverá sorteio de 50 kits de livros e CD com a história da música clássica contada em linguagem jovem e descontraída.
Sobre o Dia Mundial da Educação:
O Dia Mundial da Educação é comemorado no dia 28 de abril por causa do Fórum Mundial de Educação em 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, vários países se comprometeram a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.
Mobilização do Canal Futura
O evento faz parte da mobilização promovida pelo Canal Futura em comemoração do Dia Mundial da Educação. Mais de 70 organizações farão parte da iniciativa com diversos eventos no dia 28 de abril.

Serviço:
Concerto Didático Orquestra Cesgranrio
Data: 28 de abril das 11h às 12h. Os portões serão abertos para o público às 10h30
Local: Fundação Cesgranrio – Rua Santa Alexandrina, 1.011 – Rio Comprido

Notícias ::