Brasil, 23 de Maio de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Novas tecnologias mudam a cara do ensino a distância

O E-learning segue se posicionando como uma das plataformas de estudo preferidas dos estudantes, graças a sua flexibilidade.

2019 seguirá marcando a entrada de novas tecnologias como Inteligência Artificial e Realidade Virtual para otimizar a experiência de aprendizagem dos estudantes.

O ensino a distância vem se posicionando como uma das modalidades preferidas em todo o mundo. O Brasil é um dos países onde a adoção o EaD pelos estudantes tem crescido de forma mais rápida. Segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), se o ritmo do número de matrículas de alunos online de mantiver, poderá ultrapassar o ensino presencial tradicional, até 2023.

O que ajudou para esse crescimento foi uma atualização na legislação sobre a regulamentação do ensino a distância no Brasil, fazendo com aumentasse 133% o número de matrículas um ano após essa atualização. Outro fator fundamental pelo aumento da procura são os preços mais acessíveis e a flexibilidade de horário dos cursos, importante para atender uma parcela significativa de estudantes que antes não tinha condições financeiras ou tempo para estudar.

Além disso, o ensino a distância atrai jovens com uma grande oferta de recursos tecnológicos. O e-learning vem adaptando e incorporando novas tecnologias como inteligência artificial e a realidade virtual e aumentada que, além de transformar a forma como os estudantes se conectam com a informação, fazem com que seja cada vez mais atrativo e enriquecedor acessar cursos virtuais.

Smartphones se tornaram a principal ferramenta de pesquisa em todo o mundo. Estes dispositivos permitem que novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, contribuam com a aprendizagem dos estudantes adiantando-se às necessidades e personalizando os insumos ao redor de cada participante.

Para 2019, as tendências sinalizam que o uso de materiais audiovisuais e gráficos, como VR e AR, seguirão crescendo, com o objetivo de oferecer aos estudantes uma forma mais divertida e dinâmica. Ainda que isso não seja uma novidade, já que vem se implementando há algum tempo como teste, seus excelentes resultados posicionaram essas novas tecnologias como insumos do futuro, dentro do modelo de aprendizagem adaptativa.

Plataformas de aprendizagem online, como o Canvas, tem transformando seu conteúdo de acordo com as necessidades dos alunos, permitindo-lhes não apenas obter uma recompensa pelo esforço, mas também que as organizações que os levam a aprender gerem climas de trabalho mais estáveis e com menos rotação. Da mesma forma, a dinâmica de gamificação ou de jogos para a aprendizagem continua a ser altamente aclamada por organizações acadêmicas e empresariais que os consideram altamente motivadores para os alunos.

"As novas tecnologias continuam a permitir que alcancemos os alunos com uma oferta muito atraente e altamente interativa que lhes permite cumprir seus objetivos de aprendizado sem esforço em um curto espaço de tempo. No caso do Canvas, os cursos possuem recursos audiovisuais e dinâmicos interessantes que permitem reter informações para uma melhor aplicação do conhecimento no dia-a-dia dos alunos ”, afirma Lars Janér, diretor da Instructure na América Latina.

O futuro sugere que haverá uma maior personalização do conteúdo de acordo com os interesses e necessidades presentes em cada um dos módulos de estudo. Isso significa que o e-learning projeta uma oferta cada vez mais personalizada e disponível com a intenção de transcender o tempo.

Sobre o Canvas
O Canvas conquistou a reputação de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) mais confiável porque nos preocupamos com a educação. Desde o início, o Canvas foi projetado para ser aberto, intuitivo e de fácil uso, criando uma melhor experiência de ensino e aprendizado para todos. Com o Canvas, “melhor” inclui uma comunidade apaixonada de educadores, um compromisso com padrões abertos e hospedagem nativa em nuvem para o melhor tempo de atividade, suporte e segurança do setor. Uma interface intuitiva, ferramentas fáceis de usar para engajamento e colaboração e resultados comprovados de aprendizado garantem que o Canvas seja usado por alunos, professores, administradores e pais. A Instructure, criadora do Canvas, conectou milhões de instrutores e alunos em mais de 4.000 instituições educacionais e corporações em todo o mundo. Mais informações sobre o software Canvas em https://www.canvaslms.com/brasil/

Notícias ::