Brasil, 22 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Workshop promovido pela Uniube ajuda alunos a se prepararem para a graduação e mercado de trabalho

Nos meses de maio, junho e julho, a Uniube Uberlândia realizará o Workshop “Desenvolvendo Diamantes”, programa de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para alunos dos cursos de graduação. No curso básico, serão realizados 04 workshops, de 04 horas cada, com temas específicos relacionados aos desafios do início da vida acadêmica, como a organização, métodos de estudo e gestão do tempo.

Muito tem se falado na saúde dos estudantes, sobre o não preparo ao iniciar a carreira academia e as dificuldades no mercado de trabalho após a formação. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 11,4% dos estudantes abandonaram o curso em 2010, enquanto, em 2014, esse número cresceu para 49%.

O estudo mostra, também a ausência de orientação vocacional como um dos agravantes para a desistência do curso de graduação. Segundo a pesquisa, apenas 8% dos alunos do ensino médio participam de programas de orientação profissional. Essa falta de instrução dificulta o entendimento sobre a carreira e as aptidões do aluno.

Outro erro cometido por muitos estudantes é o desconhecimento sobre a carreira antes de ingressar em uma faculdade. Muitas vezes, o jovem tem uma visão fantasiada sobre a profissão e suas glórias, sem saber ao certo quais serão as dificuldades do dia a dia, a rotina de trabalho e a capacidade de adaptação exigida.

Além disso, aos que sobrevivem ao período da faculdade, o mercado de trabalho pode se mostrar um grande vilão. Dados de uma pesquisa realizada nove países, pela empresa de consultoria McKinsey & Company, apontou que, 48% das pessoas recém-formadas, empregadas, não satisfazem as empresas no desempenho de seus trabalhos. Por outro lado, 45% dos alunos recém-formados, não se sentem preparados para o mercado de trabalho.

Ana Carolina Ferreira, Analista Comportamental e coordenadora do Workshop Desenvolvendo Diamantes, aponta que o estresse e a falta de hábito de estudo causado no ambiente universitário são um dos grandes fatores de desistência dos cursos. “Temos uma crise na graduação do brasil, de acordo com pesquisas, 70% de toda evasão acontece nos dois primeiros anos de curso e que, os que continuam apresentam sérios problemas de saúde mental”, afirma Ferreira.

O curso oferecido pela Uniube Uberlândia, terá como objetivo colaborar com o planejamento de carreira, a partir da definição de propósitos e metas, bem como elaboração de plano de desenvolvimento individual. Além disso, busca cumprir com a melhoria da gestão de tempo dos alunos, a fim de que sejam mais produtivos e eficientes, conciliando as demandas profissionais e estudantis com qualidade.

“O desenvolvimento diamantes é um programa de alto conhecimento e desenvolvimento pessoal. Trabalharemos isso através de workshops com temáticas diferentes relacionados aos desafios e necessidades dos alunos. O objetivo, no fundo, é minimizar as dificuldades de estudo e auxiliar na preparação para o mercado de trabalho e contribuir com a saúde mental”, finaliza a coordenadora.

Os encontros do Workshop estão previstos para começarem no dia quatro de maio, podem participar alunos da graduação em fase inicial (1º ao 4º período), de todas as áreas. É aberto, também para pessoas da comunidade que tenham interesse nos temas.

Mais informações sobre o Workshop, horários das aulas e inscrições no site da Uniube.

Sobre Ana Carolina

Ana Carolina Ferreira Francisco é graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia e possui MBA em Gestão de Projetos pela UNOPAR. É Coach e Analista Comportamental formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching e graduanda em psicologia pela Faculdade do Trabalho de Uberlândia. Além disso, tem em seu histórico diversas capacitações na área de liderança e terceiro setor.

Atualmente atua como coach, consultora em desenvolvimento humano e organizacional e treinadora em programas de capacitação e desenvolvimento de habilidades comportamentais.

Notícias ::