Brasil, 22 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Estudantes da Escola Barão entrevistam bisneta do Dr. Blumenau

Foto_009-2019 (Semana da Língua Alemã). Foto_009-2019 (Semana da Língua Alemã).

Iniciativa é uma das ações promovidas durante a Semana da Língua Alemã, que poderá ser conferida pela comunidade

Cultura, língua, gastronomia e tradição alemã dominam o Vale Europeu. Perceptível ao olhar de todos, esses traços são uma referência na cidade, com construções enxaimel, comércio, nomes de ruas e festividades que reforçam o legado deixado pelos colonizadores. Uma iniciativa das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em cooperação com os consulados e representantes no Brasil, realiza entre os dias 5 e 14 de abril a Semana da Língua Alemã em todo o país. Através de ações pedagógicas que valorizam o idioma dos antepassados e fortalecem os traços culturais germânicos durante todo o ano letivo, a Escola Barão participa desde a primeira edição do evento reforçando seu cronograma de atividades.

Além das atividades em sala de aula, os estudantes são envolvidos em pesquisas e produções expostas e abertas ao público. Para 2019, um ponto alto do calendário será a entrevista com a bisneta do fundador da cidade Doutor Hermann Bruno Otto Blumenau, Jutta Blumenau-Niesel, realizada pela turma do 3° ano. O contato foi feito por e-mail, já que ela vive em Berlim, na Alemanha, e as respostas serão expostas para visitação na Escola Barão com as respostas em português entre os dias 5 e 12 de abril, das 7h20min às 18h30min. Outro momento que remete à história de Blumenau foi tarefa da turma do 6° ano, que resgatou um pouco da culinária alemã pesquisando nomes, receitas, significados e características, e levantando aspectos importantes e curiosos sobre a Oktoberfest. Um resgaste histórico da cidade de Blumenau durante a 2ª Guerra Mundial, com significado dos sobrenomes alemães, também foi realizado.

Outras ações abertas à comunidade

Durante a Semana da Língua Alemã, a escola estará promovendo uma ação nas suas redes sociais, chamada de “Eu sempre quis saber...”. Nela, os estudantes respondem as dúvidas sobre cultura e história alemã por meio de vídeos. O Barão Idiomas também entrará na programação, oferecendo duas oficinas para a comunidade. A Osterkekse (Oficina de bolachas de Páscoa) para o público infantil será realizada dia 13 de abril no Barão Idiomas, Rua Marechal Floriano Peixoto, 626, Centro, das 9h às 11h. As inscrições podem ser realizadas pelo whatsapp (47) 98441-8185, pelo telefone 3057-9394 ou presencialmente até o dia 10 de abril. Já a Warum Deutsch sprechen? será uma roda de conversa alemã para adultos no dia 10 de abril, também no Barão Idiomas, das 19h30min às 20h30min. As inscrições podem ser realizadas pelo whatsapp (47) 98441-8185, pelo telefone 3057-9394 ou presencialmente até o dia 8 de abril.

A professora responsável pela programação e pela Iniciativa PASCH/Barão, Iracema Bauer Krueger, explica como o evento contribui para que os blumenauenses compreendam o sentido de muitos hábitos da nossa cidade. “Um idioma não vem só, sempre está acompanhado com um pouco ou muito de história e cultura. Estamos inseridos num contexto cultural germânico muito forte, o que por vezes não nos leva a questionar o quê, por quê e onde vivemos, pois torna-se natural. Essas ações nos ajudam a entender influência da Alemanha e da língua alemã no nosso ontem, a percepção e o legado dela no nosso hoje e sua importância para o nosso amanhã”.

Confira a programação:

· 5 a 12 de abril:

· Online: Enquete de curiosidades: Eu sempre quis saber...

· Local: Online Escola Barão do Rio Branco

· 7h18 às 13h28: Exposição sonora - Você sabia?

· Das ist in Deutschland. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h20 às 18h30: Entrevista com exposição: Jutta Blumenau-Niesel Ligações com nossa história! Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h20 às 18h30: Pesquisa e exposição - Oktoberfest + Trachten. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h20 às 18h30: Exposição - Kurzgeschichten im Perfekt. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h20 às 18h30: Pesquisa e exposição - 2. Weltkrieg. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h20 às 18h30: Pesquisa e exposição – Familiennamen. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h20 às 18h30: Pesquisa e exposição - A partir de Gutenberg. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h20 às 18h30: Exposição – Lautstark. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 8 a 12 de abril:

· 7h30 às 15h: Culinária típica - Hum... Lecker! Evento Privado. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h30 às 18h: Apresentação Wir singen gern! Evento Privado. Local: Escola Barão do Rio Branco

· 7h30 às 18h: Contação de histórias - Es war einmal... Evento Privado. Local: Escola Barão do Rio Branco

Escola Barão do Rio Branco

Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)

Unidade Victor Konder - Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau (SC)

Unidade Jardim Blumenau – Rua Nereu Ramos, 845, bairro Jardim Blumenau – Blumenau (SC)

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::