Brasil, 22 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Intercâmbio: O que muda após a viagem?

Jovens que participaram do MOVE, intercâmbio para músicos, contam sobre a experiência de atuar em projetos fora do País

Conhecer uma nova cultura, pessoas de países diferentes e ainda ampliar sua perspectiva sobre o mundo: tudo isso por meio da música. Essa é a proposta do MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio para músicos entre as organizações JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e promovido no Brasil pela Amigos do Guri – organização social que faz a gestão do Projeto Guri – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – no interior e litoral de São Paulo.

Desde 2015, a iniciativa já beneficiou 40 jovens brasileiros e estrangeiros. Um deles foi Gabriel Fabiano dos Santos, de 20 anos. Ex-aluno do Grupo de Referência do Polo São Carlos e pianista, ele viveu em Lilongwe, no Malawi, durante dez meses. No país, trabalhou na Music Crossroads Malawi, onde atuou em um projeto de capacitação de professores da rede básica de ensino.

“Transmitir a música para outro país foi uma experiência desafiadora. A localidade passou por um momento de desvalorização da própria cultura causada, entre outras coisas, pela globalização. Hoje, eles trabalham constantemente para reverter esse processo e, claramente, a música tem um papel muito importante na questão”, diz Gabriel, que participou do MOVE entre 2017 e 2018.

O jovem, que retomou recentemente os estudos de música na Universidade Federal de São Carlos, pretende fazer mestrado na área de etnomusicologia a fim de aprofundar o conhecimento que adquiriu durante o MOVE. “Participar do intercâmbio me fez crescer e ampliar minha visão e conhecimento sobre muitas coisas. Lá, me descobri profissionalmente e tive a oportunidade de levar a nossa cultura para outro país. Além de aprender a história local, o que foi um privilégio”, avalia.

Karoline Ribas, de 23 anos, percussionista e ex-aluna do Polo Regional Presidente Prudente do Projeto Guri, foi outra participante do programa. Em Lilongwe, no Malawi, ela também trabalhou na Music Crossroads Malawi. Nesse período, a musicista teve aula do idioma africano chichewa e aprendeu inglês. “Antes do MOVE, eu estava no último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Oeste Paulista e atuava como mestre de bateria da faculdade. Tranquei o curso e fui vivenciar o intercâmbio que considero a experiência mais incrível da minha vida”, descreve.

Junto com Gabriel, Karoline desenvolveu um projeto de musicalização para crianças, entre 2 e 4 anos, do abrigo Adziwa – mantido com a ajuda dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Além disso, foi responsável por um workshop de percussão brasileira para jovens de 15 a 25 anos.

“Foi importante ver como coisas que parecem muito simples para nós, podem ser difíceis para quem nunca teve o contato com um determinado ritmo ou instrumento. Tive dificuldade para aprender os demais ritmos locais, mas, no final, a mistura das diferenças fica uma coisa linda”, afirma. “Foi a minha primeira vez fora do Brasil, imersa em uma cultura extremamente rica. Abri a mente para novos horizontes e possibilidades”, conclui.

Inscrições para o MOVE

Em agosto de 2019, outros seis jovens músicos, na faixa etária entre 18 e 25 anos de idade irão para a Noruega, Malawi e Moçambique (sendo dois para cada país) como participantes do MOVE. Nos três países, os jovens selecionados permanecerão por 10 meses e terão a oportunidade de atuar como voluntários em projetos musicais, sociais e culturais – como festivais, competições e capacitações. Os interessados devem realizar a inscrição até dia 20 de março, preenchendo o formulário disponível no site do Guri (www.projetoguri.org.br) e enviar os documentos e materiais solicitados pela instituição.

Para concorrer é necessário:

_ Ser aluno, ex-aluno ou educador da Amigos do Guri, com participação/atuação comprovada de pelo menos 18 meses do Projeto Guri do litoral ou interior;

_ Ter no mínimo 18 anos e no máximo 25 anos (completos em janeiro de 2018);

_ Comprovar atuação no âmbito da música por meio de carta de recomendação do educador ou do empregador da instituição frequentada;

_ Apresentar certidão de quitação eleitoral (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral).

Os candidatos passarão por uma pré-seleção, seguida de uma entrevista e testes, nos quais serão avaliados segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais.

SERVIÇO
Move - Programa de Intercâmbio musical
Data: até 20 de março, às 12h
Local: site do Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Inscrição gratuita

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; WestRock; Bayer; Microsoft; VALGROUP; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Tereos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::